Natação

Religiosos são expulsos pelo Vaticano após condenação na Justiça

Confirma&ccedil;&atilde;o foi dada pelo padre que foi indicado para acompanhar o processo<br />

04/01/2012 10h10
DA REDAÇÃO

O Vaticano expulsou os monsenhores Luiz Marques Barbosa, 84 anos, Raimundo Gomes, 50, e padre Edilson Duarte, 43, condenados pela Justiça comum por abuso sexual. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (3), 11 meses após o escândalo, considerado o maior da Igreja Católica no Brasil.

A confirmação da expulsão dos religiosos foi comunicada à imprensa pelo padre Daniel Nascimento, que foi indicado pela Igreja Católica para acompanhar o processo contra os religiosos na Justiça. “Os sacerdotes não fazem mais parte dos quadros da Igreja Católica no Brasil ou em qualquer parte do mundo”, afirmou.

Os ex-coroinhas Fabiano Silva, Cícero Flávio e Anderson Farias, que teriam sido molestados pelos religiosos quando eram crianças, também receberam o comunicado oficial do Vaticano.

De acordo com o jornal Tribuna Independente, os processos canônicos estavam concluídos desde os dias 12 e 25 de novembro, sem que o bispo de Penedo, Dom Valério Breda, tornasse pública a decisão do Vaticano. O padre Daniel Nascimento deve ir ao Vaticano apresentar pessoalmente o seu relatório.

CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA

Em 19 de dezembro do ano passado, os religiosos já haviam sido condenados pela Justiça comum. O monsenhor Luiz Marques, que aparece em vídeo com o ex-coroinha Fabiano da Silva, já adulto, foi condenado a 21 anos de prisão. O também monsenhor Raimundo Gomes recebeu pena de 16 anos e quatro meses, mesmo tempo dado ao padre Edilson Duarte. Os três foram condenados, ainda, a pagar multa fixada em cerca de R$ 1.800, cada um.