Natação

Pedofilia em Arapiraca: Depois da queda, o coice

Bispo Dom Valério deve anunciar a sentença da Igreja até esta quinta-feira, 29 

28/12/2011 00h12
Os monsenhores Luiz Marques Barbosa e Raimundo Gomes do Nascimento e o Padre Edilson Duarte, todos de Arapiraca, condenados por crime de abuso sexual de menores e pedofilia, terão mais uma punição antes da chegada de 2012.

O bispo da diocese de Penedo, Dom Valério Breda, informou que as notificações aos sacerdotes condenados em primeira instância, peja Justiça alagoana, não podem passar deste ano.

O bispo garante que até esta quinta-feira (29), dará a sentença final da Igreja Católica sobre os monsenhores e o padre. Segundo Dom Valério, “fazemos nossas as expressões mais fortes e eloquentes do santo padre, o papa Bento XVI, não escondendo desconcerto e vergonha pelos ‘crimes odiosos’ perpetrados por clérigos”, assina a nota.

A VERGONHA QUE CHOCOU O BRASIL

Os padres foram investigados a partir de denúncias de ex-coroinhas que relataram casos de abuso sexual dos religiosos contra crianças e adolescentes, em março do ano passado. Um ex-coroinha, que afirma ter sido vítima do monsenhor Luiz Marques Barbosa, filmou às escondidas o sacerdote na cama com outro coroinha, colega seu. As denúncias e o vídeo chocaram a cidade, a segunda maior de Alagoas, com população de 209 mil habitantes.

Dom Valério Breda afastou os religiosos dois dias depois da eclosão do escândalo. Ele promete, ainda para esta semana, a divulgação sobre a condenação da Igreja, que deve ser a expulsão dos padres condenados pela justiça.

SEXO POR DINHEIRO

De acordo com os autos do processo, as investigações apontaram que os padres prometiam vantagens econômicas aos ex-coroinhas para ganhar a confiança deles e depois tirar proveito das vítimas. Em um dos depoimentos da acusação, o caminhoneiro João Ferreira, que trabalhava como motorista do monsenhor Barbosa, disse que o religioso era carinhoso com os coroinhas, mas só se deu conta de que abusava dos garotos depois de ver o vídeo.