Natação

Missa aos pés do Cristo Redentor celebra 80 anos do monumento

<br />

Por UOL Cotidiano 12/10/2011 14h02
Foi realizada na manhã desta quarta-feira uma missa em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor. A celebração foi conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Apesar de haver uma pequena capela no interior da base da estátua, o altar foi montado do lado de fora, em frente ao monumento. As nuvens no céu, porém, encobriam a vista da cidade --apenas ao final da missa, por volta das 11h, o tempo começou a abrir.

Participaram da cerimônia o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o descendente da família real Dom Antônio de Orleans e Bragança. Muitos turistas que visitavam o monumento também assistiram às comemorações.

"Um dos nossos melhores amigos, que a gente vê todos os dias, está comemorando 80 anos", disse o prefeito. "O Cristo significa muito para o Rio. A qualquer momento, onde quer que esteja, o carioca pode olhar para o alto e ver a imagem do Redentor."

Já o arcebispo destacou que a mensagem de Cristo é "universal", e que a atração que a estátua exerce sobre diferentes povos reflete isso. "É um monumento dos católicos, mas tem uma dimensão universal, para todos", disse.

A missa foi seguida pela inauguração de dois bustos localizados na parte de trás da estátua: um do cardeal Leme, ex-arcebispo do Rio e incentivador da criação do monumento, e outro do engenheiro Heitor da Silva Costa, responsável pela construção do mesmo.

Ontem, o prefeito Eduardo Paes publicou decreto em que reconhece Costa como autor do monumento. A polêmica em torno da autoria é antiga e opõe a família do escultor francês Paul Landowski, responsável pelo desenho das mãos e do rosto do Cristo, à família de Costa, responsável pela construção.

"Esse é um reconhecimento ao povo brasileiro", comemorou a bisneta de Costa, a documentarista Maria Isabel Noronha, 46.