Futebol Alagoano

Já tem data marcada o congresso nordestino de apicultores

<br />

Por NR 01/10/2011 06h06
O encontro será nos dias 1 e 2 de dezembro deste ano, na cidade de Teresina, no Piauí. O II Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, o maior evento do ramo no Nordeste, deverá reunir duas mil pessoas na capital do estado.

O Piauí é um dos maiores produtores de mel do Brasil. No mesmo período será realizada a II Feira da Cadeia Apícola, que reunirá, na capital, 30 expositores, entre órgãos públicos e empresas privadas, apresentando projetos, ações, equipamentos, insumos e produtos desenvolvidos para o setor.

O Congresso será organizado pela Federação das Entidades Apícolas do Piauí – Feapi – com apoio do Governo do Estado. O evento terá como tema as “Mudanças climáticas e a criação de abelhas” e seu objetivo é fortalecer os setores apícolas e meliponícola através da difusão de conhecimentos e novas tecnologias baseados na preservação ambiental, organização social, gestão e mercado.

A programação do congresso inclui palestras, oficinas, mini-cursos, conferências, painéis temáticos e rodadas de negócios, além de visita à Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), em Picos, e à Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi).

Entre os temas que serão abordados biologia, anatomia e fisiologia das abelhas, melhoramento e sanidade das abelhas, meio-ambiente, formas de integração para maior sustentabilidade da apicultura e meliponicultura do Nordeste, polinização, mercado para os produtos apícolas, flora apícola e meliponícola; certificação; gestão na apicultura; diversificação da produção apícola e inovação em tecnologias apícolas e meliponícolas; entre outros assuntos.

Segundo a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), no Piauí existem cerca de 25 mil apicultores, que este ano já exportaram 320 toneladas de mel para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha. Em junho, o Estado conseguiu o primeiro lugar do Brasil em exportações de mel, com quase US$ 2 milhões.