Futebol Alagoano

Negócios: Franquias ganham força em Alagoas

 Alagoas é um dos estados em que as franquias vêm se expandindo em diversos setores

01/10/2011 06h06
Alagoas é um dos estados em que as franquias vêm se expandindo em diversos setores, como por exemplo, o alimentício, joalheiro, vestuário, perfumaria, educação profissionalizante e ensino de idiomas.

Exemplos de franquias que deram certo

Um exemplo de sucesso de franquia instalada em Alagoas é o da Microlins, que segundo o seu gerente Emerson Júnior, se instalou em Alagoas, por perceber que a maioria das pessoas tem pouca qualificação profissional e a exigência das empresas por mão-de-obra qualificada tem sido cada vez maior. Quem tem baixa qualificação fica excluído já que a economia local se resume a cana-de-açúcar e ao serviço público e quando os dois vão mal, o estado fica mal. Com isso, todas as outras empresas sentem as consequências.

Ciro Rangel um dos proprietários da franquia da escola de idiomas Wizard, afirma que decidiram investir no ramo por ser uma tendência de mercado. “Estamos trabalhando com uma marca forte e, por sermos empreendedores natos, sempre buscamos dar o nosso melhor para o cliente, que está cada vez mais exigente”, declarou o empresário. Para Rangel, uma das vantagens de trabalhar com franquia é o suporte que a marca oferece por estar consolidada”. Todavia, existem desvantagens, como não se pode criar, sendo obrigado a ficar limitado ao produto escolhido e às suas espeficidades.

Conselho de um economista

O economista Marcos Calheiros, sugere que qualquer pessoa antes de abrir uma franquia verifique o potencial da marca escolhida, se a mesma é viável, como e onde deve ser aberta e qual a necessidade de abri-la, além de solicitar a ajuda de um consultor econômico. “Se esse profissional der o aval, abra o negócio e vá verificando se o mesmo é rentável e atrativo, para depois não sofrer pelo insucesso”, observa o economista.

Informações da Associação Brasileira de Franchising

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2011 é o ano de ouro para as franquias, em virtude da grande quantidade de pessoas que estão no mercado de consumo, aquecendo dessa maneira a economia.

Informações do SEBRAE

De acordo com a gerente da Unidade de Acesso e Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Áurea Valéria de Andrade, o setor de franquias é um dos que mais vem crescendo, principalmente o segmento de telefonia celular e perfumaria.