Futebol Alagoano

Desenvolve participa da 5ª edição da Feira do Empreendedor

<br />

Por AA 28/09/2011 20h08
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas estará presente na 5ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/AL, de 29 de Setembro a 2 de Outubro, na Faculdade Tiradentes (Fits) em Maceió. O objetivo da Desenvolve é apresentar seus produtos e sua metodologia para o crédito produtivo, além dos programas de fomento voltados para o empreendedorismo e a inclusão produtiva.

No primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (29), às 17 horas, o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, fará uma palestra destacando o papel da agência de fomento no apoio ao empreendedor alagoano.

“Além da palestra, uma equipe da Desenvolve participará do espaço de Orientação Empresarial onde serão prestadas informações sobre crédito para os empreendedores que visitarem a feira”, informou o diretor. A participação da Agência também será no Salão Parcerias Estratégicas, junto com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Com atuação voltada principalmente para micro e pequenos negócios, a Desenvolve oferece linhas de crédito para investimentos fixo e capital de giro, com taxas competitivas , carência de 2 a 4 meses e acompanhamento para a elaboração do Plano de Negócios e gestão. Os empréstimos oferecidos pela agência vão desde o microcrédito, com limite de até R$ 15 mil reais por operação, atingindo principalmente o público do Micro Empreendedor Individual (MEI), além de financiamentos para pequenas e médias empresas, como também aglomerados produtivos a exemplo das cooperativas e associações ligadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a Feira é mais uma oportunidade para que a agência de fomento, que deixou de ser chamada Afal e agora passou a ser Desenvolve, possa se apresentar à sociedade alagoana e mostrar o que ela vem fazendo para estimular o empreendedorismo, principalmente trabalhando com parcerias estratégicas, com instituições como o Sebrae e as prefeituras de Maceió, em programas como a Sala do Empreendedor, apoiando e fomentando os pequenos negócios.

Desenvolve

Constituída a partir de 2009, através da parceria do Governo do Estado com organismo internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Agência de Cooperação Espanhola, (Aecid) e o Fundo Multilateral de Investimos (BID/Fomin), a Agência de Fomento de Alagoas tem como objeto social o financiamento de capital fixo e de giro associados a projetos para ampliação ou manutenção da capacidade produtiva de bens e oferta de serviços, relacionados a programas locais de desenvolvimento econômico e social.

Supervisionada pelo Banco Central do Brasil, a instituição financeira começou a operar a partir de março de 2010, concedendo crédito para aquisição de ativos produtivos e para capital de giro a empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial, de pequeno porte. Além disso, a Desenvolve trabalha com editais públicos direcionados a projetos de desenvolvimento regional e local, com recursos oriundos do Governo do Estado, Fundos Sociais e capital próprio.