Amador

Lágrima feminina reduz excitação nos homens, diz pesquisa

Por G1 16/09/2011 14h02
As lágrimas de tristeza vertidas pelas mulheres contêm uma substância química que reduzem o apetite sexual do homem, segundo uma pesquisa do Instituto Weizmann, de Israel. De acordo com o estudo, o odor emitido pelas lágrimas humanas podem influenciar o comportamento das pessoas ao redor.

Em um experimento, o cientista Noam Sobel pediu a um grupo de homens para cheiar as lágrimas de mulheres antes de preencher um questionário de humor. "Para nossa surpresa, não encontramos mudança na área de humor positivo ou negativo, mas houve uma diminuição da excitação sexual", explica Sobel.

Para investigar o assunto, a equipe de Sobel recolheu lágrimas derramadas por duas mulheres que assistiram a filmes tristes. Um grupo de 24 voluntários do sexo masculino foi incapaz de sentir a diferença de cheiro entre as lágrimas e uma solução salina apresentada pelos cientistas.

Para verificar se as lágrimas reduziam a excitação masculina, os voluntários tiveram que classificar a atração sexual em relação a uma série de fotografias de mulheres, uma vez com um algodão com as lágrimas sobre o nariz e outra com a solução salina. A equipe de Sobel descobriu que a classificação de atração sexual foi menor quando os homens sentiam o cheiro das lágrimas reais.

Os resultados são os primeiros a sugerir que as lágrimas fornecem um sinal químico a outros seres humanos. Sobel defende que as lágrimas podem ser úteis na redução da excitação em algumas situações. "Nós sabemos que as mulheres tendem a chorar mais durante a menstruação, quando não é um momento eficaz para engravidar", disse.

A equipe de Sobel ainda não conseguiu identificar o processo químico exato para reprodução do efeito, mas os resultados podem reacender o debate sobre a existência dos feromônios humanos, hormônios que aumentariam ou diminuiriam a atração sexual das pessoas.