Futebol Alagoano

APL Mandioca traça estratégias com produtores em Arapiraca

&nbsp;Evento reuniu t&eacute;cnicos e produtores da regi&atilde;o para debater alternativas de mercado<br />

08/09/2011 18h06
“É uma excelente oportunidade para renovar os conhecimentos sobre a cultura da mandioca e serve ainda como troca de experiência entre os técnicos e com os próprios produtores”, assim definiu o agricultor familiar Expedito Alves dos Santos, durante sua participação no Fórum da Mandioca, em Arapirca, evento promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae Alagoas.

Durante a realização do Fórum, os produtores de mandioca de Arapiraca e dos municípios da região do Agreste tiveram a oportunidade de assistir a palestra ‘Resultados das pesquisas sobre cultivares de mandioca no Agreste alagoano’, com o engenheiro agrônomo Antônio Santiago, pesquisador Embrapa Tabuleiros Costeiros-AL.

Santiago discorreu sobre mandioca irrigada; 25 tipos de materiais introduzidos em Junqueiro, Arapiraca e Palmeira dos Índios, pesquisa que vem sendo realizada pela Embrapa; comportamento das condições nos APL da Mandioca; estudos para ver os efeitos da poda na produção de raízes; aproveitamento da folhagem para alimentação animal e estudos sobre como cultivar, qual a melhor época para colher e o melhor rendimento de raízes e amido.

O pesquisador da Embrapa Antônio Santiago destacou o apoio que vem recebendo da Fapeal, Sebrae, Banco do Nordeste e CNPq nos últimos seis anos que vem desenvolvendo suas pesquisas em Alagoas e também na Bahia, Sergipe e Minas Gerais. “Nas variedades que estamos pesquisando em Alagoas a colheita tem demonstrado um bom desempenho, o que apresenta uma maior oferta, e conseguindo um preço melhor”, atesta Santiago.

Para Nelson Vieira, gestor do APL Mandioca, a ação que vem sendo desenvolvida pelo governo federal, por meio das pesquisas da Embrapa, é de grande importância para o segmento e favorece ainda mais os produtores familiares de Arapiraca e dos municípios que integram o APL da Mandioca. “A parceria entre a Seplande, Sebrae/AL e Embrapa tem contribuído efetivamente para o fortalecimento do APL Mandioca e possibilita uma maior produtividade nas variedades, aumentando assim, a oferta do produto”, reconhece Nelson.

Entre as variedades pesquisadas por Antonio Santiago da Embrapa, estão os tipos dona Diva Boa, saracura, Rosa, manteiga, Rosinha, mineiro, para citar alguns exemplos. A do tipo Rosinha, em oito meses de irrigação, saltou de 13 toneladas por hectare, para 20 toneladas.

Segundo Santiago, o resultado apresentou um bom índice e o aumento foi da ordem de 28% na colheita. A pesquisa incluiu ainda estudos sobre palatagem, descascamento e cozimento.

No período de 15 a 19 de novembro, Maceió vai sediar o Fórum Nacional da Mandioca, evento que vai reunir especialistas de todo Brasil no tema, além de produtores de diversas regiões do país para discutir os avanços das pesquisas, a conjuntura da Mandioca no cenário nacional e internacional e o comportamento do mercado.
Criado em 2004 pelo governo de Alagoas em parceria com o Sebrae/AL, o APL Mandioca abrange 15 municípios e atende 2 mil famílias diretamente e 5 mil indiretamente na região do Agreste.