Celebridades

Paulo Gustavo segue em estado crítico, mas equipe se diz confiante

Segundo boletim médico, divulgado nesta quinta (15), a hemorragia foi contida e a coagulação normalizada; ator ainda faz uso de ECMO

Por R7 15/04/2021 11h11 - Atualizado em 15/04/2021 12h12
Paulo Gustavo segue em estado crítico, mas equipe se diz confiante
Médicos estão confiantes na recuperação do ator - Foto: Reprodução/Instagram

Internado com covid-19 desde o dia 13 de março, Paulo Gustavo segue em estado crítico, lutando contra as complicações da doença. Segundo novo boletim médico, divulgado na manhã desta quinta-feira (15), a hemorragia foi controlada nas últimas 48 horas e a coagulação normalizada.

Além disso, apesar do quadro ainda grave, a equipe médica disse estar confiante na recuperação do ator.

Paulo Gustavo permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular do Rio de Janeiro, fazendo uso de ventilação mecânica e ECMO (Oxigenação Extracorpórea por Membrana) — aparelho que funciona como um pulmão artificial.

Leia o boletim médico na íntegra

Internado desde 13 de Março, no Rio de Janeiro, com quadro de covid-19, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e ainda se encontra em situação grave.

As complicações pulmonares demandaram várias intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos.

Hoje, a equipe médica esclarece que:

“Finalmente conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas.

Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias.

A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação.

Estamos cientes de que ainda temos um caminho pela frente.

A dedicação e a experiência dos médicos e demais profissionais do hospital tem proporcionado o melhor tratamento ao paciente, seguindo o que há de mais atual conforme os principais centros hospitalares internacionais.

O paciente permanece utilizando ventilação mecânica e ECMO.”

A família do ator agradece muito todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus.

Internação de Paulo Gustavo

O comediante está internado desde o dia 13 de março, em um hospital particular do Rio de Janeiro, após ser diagnosticado com covid-19 — doença sistêmica provocada pelo novo coronavírus. Segundo informações da equipe do ator, ele foi hospitalizado por orientação médica.

Uma semana após a confirmação da internação, Paulo Gustavo precisou ser transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ser intubado. "A assessoria confirma, por meio deste comunicado, que o ator, em plena consciência de seu estado, necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura", diz um dos trechos da nota.

No dia 2 de abril, o quadro do humorista piorou e ele foi submetido ao uso de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) — aparelho que funciona como um pulmão artificial e oferece oxigenação para pacientes em estado crítico. Desde que iniciou a terapia, ele apresentou sinas de melhora, segundo boletim médico divulgado no último dia 5.

Devido às sessões de ECMO, Paulo Gustavo precisou receber transfusão de sangue, no último dia 7 de abril. "Ele tem que ficar anticoagulado, perde um pouco de sangue, e por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue", explicou Thales Breta.

No último dia 9 de abril, Paulo Gustavo passou por mais um procedimento médico devido às complicações pulmonares causadas pela doença. Após a microcirurgia, a equipe responsável explicou que o quadro dele ainda era grave, porém estável.