Celebridades

Harry e Meghan não voltarão para família real e devolvem títulos

O casal terá que devolver alguns títulos honorários e responsabilidades com instituições da nobreza

Por UOL 19/02/2021 10h10 - Atualizado em 19/02/2021 10h10
Harry e Meghan não voltarão para família real e devolvem títulos
Príncipe Harry e Meghan Markle em Londres - Foto: Samir Hussein / WireImage

O Palácio de Buckingham informou que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, não retornarão como membros ativos da família real britânica.

Com a decisão, tomada após uma conversa de Harry com a avó, rainha Elizabeth, o casal terá que devolver alguns títulos honorários e responsabilidades com instituições da nobreza.

"Embora todos estejam tristes por sua decisão, o duque e a duquesa continuam sendo membros muito queridos da família", informa o comunicado oficial publicado hoje.

Meghan e Harry chegando a evento em Londres Imagem: Chris Jackson / Getty Images


Segundo a BBC, um porta-voz dos dois disse que eles "continuam comprometidos com seu dever e serviço ao Reino Unido e ao redor do mundo, e ofereceram seu apoio contínuo às organizações que representaram independentemente da função oficial".

"Todos nós podemos viver uma vida de serviço. O serviço é universal", informou.

Harry e Meghan, que anunciaram uma segunda gravidez, perdem assim os patronatos, além dos títulos militares que a família real detém, como a RAF Honington, da Royal Air Force — a Força Aérea do reino Unido —, a Royal Marines — equivalente a Marinha — e a força naval Royal Navy Small Naves and Diving.

As nomeações e patrocínios serão devolvidos para a rainha, que reorganizará e dividirá as responsabilidades sociais com outros membros ativos da família, como as iniciativas The Queen's Commonwealth Trust e o The Royal National Theatre.

A decisão foi tomada hoje após um período de revisão do afastamento que ambos anunciaram em 2020, alegando o desejo de ter uma maior independência.

O casal rompeu com a realeza britânica, quando deixaram seus cargos dentro da linhagem, que envolvia funções públicas. Eles também abriram mão dos privilégios que os envolviam como membros da família real.

Naquele ano, eles passaram o Natal no Canadá. Atualmente eles moram na Califórnia, nos Estados Unidos, com o primeiro filho, Archie.

O afastamento deles já vinha sendo sinalizado desde 2018, com Harry e Meghan adotando uma postura bastante distinta de membros do alto escalão do clã Windsor, como a rainha, o príncipe Charles e os duques de Cambridge, Kate e William. As atitudes passavam desde quebras de protocolo até entrevistas polêmicas.

A rainha, na época, não aprovou a ideia, colocando panos quentes. "As discussões com o duque a duquesa de Sussex estão em estado inicial. São assuntos complicados que levarão tempo para serem resolvidos", disse o palácio.