Polêmica

‘Cabeleleila Leila’: Salão de beleza surfa em meme com prática racista blackface

Vídeo com modelo branca usando peruca crespa e maquiagem de tom mais escuto repercutiu negativamente

Por BHAZ 09/08/2020 10h10
‘Cabeleleila Leila’: Salão de beleza surfa em meme com prática racista blackface
Vídeo com modelo branca usando peruca crespa e maquiagem de tom mais escuto repercutiu negativamente - Foto: Reprodução/Twitter

Um salão de beleza localizado na cidade de Indaial, em Santa Catarina, foi alvo de críticas nessa semana após divulgar um vídeo em que uma modelo branca veste uma peruca de cabelo crespo e aparentemente usa maquiagem de tom mais escuro para enegrecer a pele. O vídeo, uma reprodução do meme Cabeleleila Leila, seria “apenas uma brincadeira”, segundo o proprietário Diego dos Anjos, mas acabou rendendo uma onda de comentários negativos e levantou – novamente – a discussão sobre o blackface.

“Blackface não é engraçado, a gente tá em 2020. Usar peruca assim e se pintar de escuro além de ser extremamente escroto é racista”, comentou uma usuária no Twitter. Outras pessoas observaram que o feed do Instagram do salão “LD Beauty Services” é composto, majoritariamente, por pessoas brancas com cabelo liso ou ondulado, mas que, para “fazer piada, bota um black”.

Pedido de desculpas

Com a repercussão negativa do vídeo, o salão de beleza LD Beauty Services publicou um vídeo com o proprietário Diego dos Anjos e a modelo Giulia pedindo desculpas.

“A gente fez um vídeo na internet que era pra ser uma alegria, uma brincadeira, e virou isso que todo mundo já está sabendo. A gente veio aqui pra realmente pedir desculpas, se retratar diante de vocês. Não foi com intenção alguma, mas a gente entendeu o lado das pessoas que se ofenderam, no seu direito. A gente não está aqui para ofender ou magoar qualquer tipo de pessoa”, declarou Giulia.

“Nós somos seres humanos, nós temos o direito de errar. Aprendemos muito com isso que aconteceu. Esse vídeo jamais foi pra ofender, por alguma coisa de preconceito, nada gente, de coração”, disse Diego. “Eu amo seres humanos, indiferente de cor, indiferente de qualquer coisa. Eu amo o espírito, eu amo a energia que há dentro dele. Então não tem por que estarem falando que a gente é racista, vocês não conhecem nós”, continuou.