Rodrigo Cunha

Rodrigo Cunha

Rodrigo Cunha

O Monitora Alagoas foi feito para você, cidadão

16/03/2017 08h08
O Monitora Alagoas foi feito para você, cidadão

Quando cheguei à Assembleia Legislativa de Alagoas tinha comigo a certeza de que faria o melhor para exercer o cargo a que me foi confiado. Para isso, era preciso cumprir com determinação, e por meio de mecanismos legais, minhas atribuições, entre elas, o de fiscalizar as ações do poder executivo.

Ano passado pude dar um importante passo nesse sentido ao projetar e lançar o Monitora Alagoas, uma plataforma inédita que possibilita que a população acompanhe o andamentos das metas estabelecidas pelo governo do Estado. Todas as promessas de campanha, feitas durante meses e que chegam aos lares da população, desde 2014 tem a obrigação de serem registradas em cartório. É uma forma de o candidato assumir de fato o que promete. Mas será que essas promessas, ou metas, como aqui chamaremos, são cumpridas ao longo do mandato? E como a população poderia fiscalizar essas ações?

Fazer o Monitora Alagoas sair do papel foi um trabalho intenso e precisei ir pessoalmente a todas as secretarias estaduais colher as informações necessárias. Mas o portal ganhou vida, e está ao dispor de todos os cidadãos que desejam acompanhar as promessas feitas e registradas pelo atual governador de Alagoas. Mais uma vez, faço questão de dizer que a política não acaba na hora do voto. É um direito e dever do cidadão fiscalizar, cobrar e acompanhar o que acontece nas gestões municipais, estaduais e no legislativo. O Monitora Alagoas foi apenas mais um caminho dado, que possibilita a população acompanhar e obter importantes informações acerca das metas estabelecidas e das ações de cada secretaria. É por meio dele que o cidadão acompanha o desenvolvimento das metas, os valores gastos, o orçamento de cada ação e, ano a ano, quanto o governador vai dispor, financeiramente, para realizar cada ponto. É mais do que isso, o Monitora é uma forma do cidadão cobrar que o político cumpra sua palavra.

Costumo dizer que a informação é a arma mais poderosa da população. Com ela é possível decidir quem está fazendo um trabalho digno de confiança, e quem, talvez, não mereça continuar exercendo um papel de tamanha responsabilidade. Quem tem informação tem poder suficiente para ir atrás de seus direitos. Tenho procurado exercer da melhor forma meu papel de fiscalizador das ações e contas públicas, porque entendo a importância de cobrar de quem está no comando. Mas mais do que isso, cumprir meu papel passando informação e conhecimento à população é um dever diante do cargo que exerço.

Com o Monitora Alagoas, os próprios gestores podem saber e acompanhar como estão suas metas. É um serviço criado para o cidadão, seja ele quem for. É uma plataforma que vem sendo melhorada, e que vai trazer à sociedade uma nova maneira de ver a política e cobrar. Não é um portal partidário, mas um serviço prestado às pessoas que querem exercer seu papel de fiscalizador, e poder assim cobrar de quem lhe foi dada confiança.

Sobre o blog

Natural de Arapiraca-AL, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, em Lisboa, Portugal e em Direito do Consumidor pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Foi superintendente do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL).

Arquivos