Politicando

Politicando

Politicando

Secretaria de Agricultura entrega kits de irrigação para pequenos produtores

23/02/2017 14h02
Secretaria de Agricultura entrega kits de irrigação para pequenos produtores

Boa notícia para os produtores rurais de Joaquim Gomes, Ibateguara e Santana do Mundaú. É que a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura distribuiu 55 kits para irrigar 500 metros quadrados, 50 para irrigar 2.000 m² e 16 para um hectare. Os agricultores familiares estão sofrendo com a maior seca da história de Alagoas e poderão contar com mais uma ferramenta para auxiliar a produção.

Os kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade e a cada 30 centímetros, há um gotejador emissor que cria bulbos molhados na área das raízes.

Para o secretário Álvaro Vasconcelos, os novos kits que o Governo de Alagoas começou a distribuir serão de grande utilidade para os pequenos agricultores, dando oportunidade de dinamizar o processo produtivo em cada área plantada.

“Estamos dando continuidade a mais etapa da distribuição de Kits de Irrigação aos pequenos agricultores familiares, beneficiando centenas de famílias de várias regiões do Estado de Alagoas”, afirma Álvaro Vasconcelos.

O superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, informa que cada kit de irrigação contém caixa d’água, moto bomba, filtro, fiação e tubulações com sistema de irrigação por microaspersão e por gotejamento, capazes de atender a áreas de até dois hectares.

José Maria Galdino, produtor da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, afirma que os kits de irrigação vão trazer benefícios para as famílias da região e melhorar ainda mais a área plantada. "Os kits de irrigação vão fazer com que a gente possa dobrar a nossa produção e aumentar a renda das famílias que vivem do campo", comemora o agricultor.

Em Seringa, na cidade de Ibateguara, um dos contemplados foi o produtor José Zito Silva, que cultiva banana e maracujá, explica que o kit de irrigação, além de aumentar a sua produção vai também diminuir custos. "Com o equipamento vai ser possível irrigar corretamente e economizar mais água", reconhece.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos