Politicando

Politicando

Politicando

Câmara dos Vereadores de Palmeira proíbe entrada da imprensa

17/02/2017 09h09
Câmara dos Vereadores de Palmeira proíbe entrada da imprensa

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios foram iniciados, na manhã da última quarta-feira (15). Como estava previsto, a Casa de Leis ficou repleta com as presenças de várias pessoas que foram acompanhar a primeira sessão da nova legislatura. Contudo, um fato que chamou atenção, em especial, de alguns jornalistas, radialistas e assessores de comunicação que também estiveram presentes, foi a Portaria de nº 002/2017, onde ficou proibida a permanência de Assessores, Profissionais da Imprensa e demais pessoas alheias às atividades da Câmara, no Plenário da Casa. A Portaria está afixada no vidro que separa a parte do Plenário da Galeria, próxima a porta que dá acesso inclusive ao estúdio de áudio.

O radialista Djalma Lyma, que é dono do Portal Todo Segundo, sediado em Palmeira dos Índios, foi um dos que estavam presentes e disse que: “O que faltou foi a comunicação entre a assessoria da Câmara de Vereadores e a imprensa, que está ali para fazer o seu papel. Seria muito simples enviar um e-mail informando as novas regras da Casa. Não sabemos o motivo da decisão, porém, deduzimos que seja devido ao pouco espaço existente. Mas, nas outras legislaturas nunca tivemos problemas nem encontramos nenhum obstáculo para fazer o nosso trabalho” destaca.

Já o jornalista Deraldo Francisco – Jornal e Portal O DIA – também presente à sessão, comentou que “A organização do entra e sai de pessoas para a permanência de outras no plenário da Casa é necessária. Até por conta do pequeno espaço. Mas, considero que os profissionais de Imprensa que trabalham com imagens – repórteres fotográficos e cinematográficos – precisam estar no plenário para a captação do melhor ângulo. Desta forma, eles deveriam ter acesso livre a qualquer momento, desde que estejam vestidos de forma adequada, conforme exigência do Parlamento”.

Deraldo complementa afirmando que “Nenhuma proibição ao exercício da profissão é salutar. A afixação desta portaria na porta de acesso da galeria ao plenário foi deselegante acintosa. Os profissionais de Imprensa merecem mais respeito. Não foi uma atitude correta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios”, destaca o jornalista.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Câmara de Vereadores, contudo, até o fechamento da matéria não obteve resposta com relação ao assunto.

A sessão

A primeira sessão contou com a presença dos 15 vereadores eleitos por Palmeira dos Índios. Houve a Leitura de Proposições e em seguida, as votações das indicações dos vereadores: Júnior Miranda(PSL), Maxuel Feitosa (PMN), Toninho Garrote (PP), Adelaide França (PMDB), Fábio Targino (PEN), Madson Monteiro(PHS), Cristiano Ramos (PDT), Joelma Toledo (PMDB), Dindo (PRTB)r e Pedrinho Gaia (PMDB).

Houve também uma pausa para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao juiz Geneir Marques, que foi de autoria do ex-vereador Denisval Basílio e entregue na manhã desta quarta-feira durante sessão solene.

Logo após, os vereadores retomaram a votação das indicações que, em síntese, tratavam sobre a questão do abastecimento de água, pagamento e religação do fornecimento de energia do Instituto de Identificação em Palmeira, apoio aos moradores da zona rural, reformas de escolas, recuperação de praças, instalações de PSFs, manutenção de poços artesianos, problemas com os animais soltos nas ruas do município, entre outros.

As comissões

Ainda não houve a definição de quem fará parte das Comissões. O presidente informou, durante a sessão, que irá se reunir com os demais vereadores para que os nomes sejam definidos.

As comissões são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídos de vereadores e vereadoras, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara.

Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de o assunto ser levado ao Plenário.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos