Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

Ministério aprova projeto para aquisição de máquinas e implementos em Arapiraca

Secretário revela que será possível criar condições mais favoráveis para o setor

30/05/2018 08h08
Ministério aprova projeto para aquisição de máquinas e implementos em Arapiraca

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Amaral, revelou, nesta terça-feira (29) que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou projeto para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas que vão reforçar a estrutura de mecanização em Arapiraca. Segundo o gestor, com aprovação deste projeto será possível criar condições mais favoráveis para o setor agrícola.

Segundo o texto, serão investidos R$ 6 milhões para a compra de máquinas e demais implementos agrícolas, como plantadeiras, sulcadores, roçadeiras, entre outros.

A proposta aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de autoria do Poder Executivo, por meio da secretaria de Agricultura, e os recursos serão liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF) após os procedimentos burocráticos. O convênio será assinado nos próximos dias, segundo informou o titular da pasta em Arapiraca.

Sementes

A secretaria encerra, esta semana, o cronograma de distribuição de sementes de milho e feijão para as comunidades da Zona Rural. O processo foi acompanhado por entidades ligadas ao setor, como associações, institutos, federações e sindicatos dos trabalhadores na agricultura. A ação faz parte do calendário anual de entrega de sementes em parceria com a secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Este ano, mais de 180 famílias de pequenos produtores rurais de Arapiraca foram beneficiadas com duas mil toneladas de sementes de feijão e milho por meio do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar em várias comunidades como Vila São José, Xexéu, Tinguí, estas com apoio do vereador Thiago ML (PMN).

Menos grãos

Algumas lideranças comunitárias e sindicalistas questionaram o secretário sobre a quantidade reduzida de sementes que foram entregues este ano. Ele revelou que o volume é repassado pelo governo do Estado por meio da Seagri e que cabe à prefeitura, em parceria com as entidades representativas, repassar aos agricultores.

Por sua vez, a assessoria da secretaria de Estado da Agricultura informou que a quantidade de grãos entregue em 2018 foi a mesma de 2017, 1.250 toneladas, mas o número de beneficiados aumentou em quase 30 mil esse ano, o que explica que o volume, por beneficiado, foi menor.

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos