Mozart Luna

Jornalista 

Agricultura familiar

Agricultura familiar vai receber R$ 8,5 milhões

Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vai contemplar 56 municípios alagoanos

POR: Mozart Luna/assessoria, Assessoria
Marx Beltrão anunciou a liberação em reunião com agricultores
assessoria

O ministro alagoano, Marx Beltrão, anunciou a liberação de  R$ 8,5 milhões de reais oriundos de convênio para centrais de comercialização da agricultura familiar com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que contempla 56 municípios alagoanos já elencados pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Os investimentos serão repassados para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável (Emater).  

A Central do PAA vai funcionar como ponto principal de armazenamento, organização e distribuição dos alimentos, comprados diretamente do agricultor familiar para entidades beneficentes, seja através do PAA ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Estamos trabalhando para garantir a plena assistência ao homem do campo. Em Brasília, tenho atuado para destravar e garantir mais recursos que tragam benefício aos agricultores alagoanos”, afirmou o ministro Marx.

O diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, acredita que a iniciativa de gestão sobre a utilização de equipamentos fortalecerá definitivamente esse processo nos municípios. “Marx tem sido um grande articulador e tem ajudado a garantir investimentos para o crescimento da atividade em todo o estado. As centrais de comercialização nos municípios darão um ganho maior a todos que trabalham diretamente ligados a agricultura familiar”, ponderou. 

Para garantir a plena assistência ao agricultor na etapa de venda das produções, o órgão deverá entregar ao município um kit composto por minicaminhão e um automóvel de carga de pequeno porte, computador, impressora, mesa, cadeiras de escritório, freezer, balança para pesagem, além de caixas para transporte e estruturas para armazenamento.

Municípios contemplados 

Belo Monte, Cacimbinhas, Capela, Coruripe, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Messias, Minador do Negrão, Olho D’água do Casado, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Santana do Mundaú, Senador Rui Palmeira, Traipu, Barra de Sto. Antônio, Batalha, Canapi, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, S. José da Laje, S. José da Tapera, S. Luiz do Quitunde, S. Miguel dos Milagres, Tanque D´Arca, Taquarana, Teotônio Vilela e União Palmares.

agricultura

Comentários