Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Prefeitos vão discutir encerramento dos lixões no Agreste

Reunião acontece no dia 12 em Palmeira dos Índios

25/08/2017 09h09
Prefeitos vão discutir encerramento dos lixões no Agreste

 

O presidente do Consórcio Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste), o prefeito de Craíbas Ediel Leite está convocando todos os prefeitos associados para comparecer a reunião que ocorrerá no dia 12 de setembro, às 9 horas no auditório do Ifal Palmeira dos Índios.

Na pauta está a discussão sobre o encerramento dos lixões da região, a instalação de estações de transbordo e estudos de planilhas orçamentárias para viabilizar o transporte dos resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizada em Craíbas. A reunião foi solicitada pelo prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cesar, que está preparando o municípios para o encerramento definitivo do lixão.

Os prefeitos estiveram esta semana visitando o aterro sanitário de Rosário, no Maranhão puderam. A comitiva pode observar de perto como funciona uma estação de transbordo e um aterro sanitário que recebe diversos tipos de resíduos desde o domiciliar até o classe II, além do tratamento do chorume produzido.

Os gestores ficaram surpresos com as instalações e constataram que exige uma grande investimento financeiro, praticamente impossível de se realizar pelo municípios. O empreendimento visitado pelos prefeitos na cidade de Rosário, no Maranhão chega aos R$ 25 milhões. Além disso, o prazo para se obter todas as licenças ambientais exigidas pela legislação é no mínimo de quatro anos, prazo que não pode mais ser cumprido, já que desde agosto de 2014 os lixões deveriam ter deixado de existir.

Segundo os presidentes dos Consórcios municipais, Ediel Leite (Coagreste) e David Pedrosa (Conorte) que estiveram no Maranhão, a solução é encaminhar para as Centrais de Tratamento de Resíduos, já instaladas e em operação, o lixo dos municípios.    

 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos