Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Prazo para renegociação de dívidas dos agricultores termina em dezembro

Ministro Marx Beltrão ajudou na dilatação do prazo para 15 anos e agora pode ser quitado com até 95% de desconto.

24/07/2017 09h09
Prazo para renegociação de dívidas dos agricultores termina em dezembro

 

 

 

O ministro alagoano Marx Beltrão desenvolveu ações em agenda no município de Olho D'Água das Flores e participou, ao lado do povo sertanejo, de audiência pública sobre renegociação da dívida dos agricultores. O pleito que se arrastava há 15 anos e agora pode ser quitado com até 95% de desconto, através da Lei 13.340, da qual Marx  foi  um dos relatores, esteve entre um dos temas principais do evento.  

 

Na solenidade, representantes dos bancos do Nordeste e do Brasil tiraram dúvidas e recolheram documentos de agricultores para adiantar encaminhamento das renegociações. O prazo para que os agricultores procurem os bancos se estende até o dia 31 de dezembro deste ano para quitação ou renegociação dos débitos com os referidos descontos, conforme vigência da lei.  

 

“Os pequenos produtores estão animados com essa grande conquista, já adiantam a renegociação e quitação. Pedimos a todos que avancem suas negociações, pois é quase que um perdão das dívidas. Novas linhas de créditos já estão disponíveis e o  homem do campo precisa voltar a produzir. O empenho da bancada nordestina foi de grande importância para tamanha conquista”, afirmou Marx.  

 

A renegociação da dívida rural vai beneficiar mais de 100 mil famílias de agricultores em Alagoas e mais de 1 milhão no Nordeste. A produção rural poderá voltar a fomentar a economia e proporcionar a retomada de investimentos no campo.

 

Água

 

Na comunidade do sítio Sucupira, em Olho D' Água das Flores, o ministro Marx, o prefeito Nen e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Alexandre Ayres, entregaram o sistema de abastecimento de água, por meio do programa Água para Todos do governo federal. São mais de 50 famílias beneficiadas com o consumo diário de água.  Através da Semarh, já foram garantidos mais de 400 poços perfurados e mais de 100 nascentes recuperadas nas regiões que mais precisam de água.

 

Agricultura Familiar

 

Ainda no sertão alagoano o ministro cumpriu agenda, em  Olivença, ao lado do prefeito Zé Arnaldo, na entrega tratores e implementos agrícolas para ajudar na rotina dos agricultores familiares e elevar a produtividade no sertão. A entrega de patrulha mecanizada faz parte de emenda parlamentar de autoria de Marx Beltrão, enquanto deputado federal. Serão entregues 34 tratores a associações e municípios, através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

“Nosso intuito é fortalecer a agricultura familiar nos municípios oferecendo maior assistência aos pequenos agricultores e fortalecer a atividade no campo. Quem vem do campo sabe a importância dessa valorização. Mais de 60% do que consumimos é produzido pelo pequeno agricultor e é nossa obrigação, em Alagoas e em Brasília, é defender as grandes bandeiras da agricultura familiar, como a renegociação das dívidas e o fortalecimento dos programas de aquisição de alimentos”, comentou o ministro.

 

 

 

Nesta primeira fase da entrega, receberam os tratores a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piranhas; Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Mundaú (Cooplal); Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial); Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal); Associação de Agricultores de São Sebastião; Associação de Moradores do Sítio Nazário, de Penedo; Associação do Sítio Laje Grande, de Senador Rui Palmeira, e a Prefeitura de Olivença.

 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos