Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Pais de alunos desesperados pela falta de aulas em Arapiraca

31/05/2017 17h05
Pais de alunos desesperados pela falta de aulas em Arapiraca

 

 

Desesperados pais de alunos e professores da rede municipal de ensino de Arapiraca, foram hoje à tarde à Câmara Municipal, pedir aos vereadores que encontrem uma forma do prefeitos atender aos educadores para que as aulas sejam iniciadas. Uma reunião estava marcada para hoje, no Centro Administrativo com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), representado pelo seu presidente, André Luis.

Os pais dos alunos denunciaram também que falta merenda escolar e até a improvisação na alimentação dos alunos. Os professores foram recebidos pela presidente da Casa, Graça Lisboa (PDT) , pelo vice-presidente, Moisés Machado (PDT), pelo primeiro secretário, Melquisedec de Oliveira, Edvanio do Zé Baixinho e Fabiano Leão.

“Queremos o apoio dos vereadores nesta luta, que não é só nossa, mas de toda uma categoria que sofre com a falta de sensibilidade do prefeito Rogério Teófilo”, disse uma das mães de alunos.

Pais de alunos e professores lamentaram ainda o fato de que já se passaram cinco meses e o ano letivo não começou, prejudicando milhares de alunos.

Eles também reivindicaram melhores condições de trabalho e uma melhora imediata na merenda escolar.

“Tem escola que serve bolacha seca e suco (o chamado Poca pulmão), disse outra mãe, acrescentando que para o filho não passar fome na escola, compra fiado na vendinha próxima onde reside, para poder alimentar os dois filhos nas creches da escola.

O primeiro a falar, foi o vereador Melquisedec, lembrando que a Câmara Municipal de Arapiraca está de portas abertas para receber qualquer categoria, sejam professores, médicos ou outros segmentos da sociedade.

Vereadores são solidários

 

O vice-presidente Moisés Machado, também foi outro vereador a defender a categoria, reafirmando o compromisso do Poder Legislativo, em apoiar integralmente os professores que reivindicam uma reposição salarial de 7,64%, com data-base desde abril.

Ele disse, que nuca o Poder Legislativo de Arapiraca, se negou a receber e muito menos discutir os problemas das categorias que procuram os vereadores.

O vereador Fabiano Leão, também defendeu os professores e pais de alunos, que têm se mostrado preocupados com a situação.

Ele também garantiu, que vai lutar até o fim para que os professores possam receber o reajuste que tanto lutam.

O vereador Edvanio do Zé Baixinho, disse que não é apenas o reajuste salarial que preocupa a categoria, mas também uma melhor qualidade na educação como um todo, citando o transporte escolar que ele tanto tem lutado por uma melhoria, onde existem ônibus que foram fabricados em 1985 e que até hoje, estão transportando as crianças sem a menor condição.

Ele disse também, que é preciso uma solução urgente para o problema, para evitar que aconteça um desastre em um desses veículos que transportam as crianças.

O desabafo emocionado foi feito por uma mãe de aluno, Edilma Dantas da Silva, que tem um vídeo publicado nas redes sociais demonstrando a sua indignação.

 

Relatos

 

“Vendo cachorro-quente e tive que parar por um dia para poder acompanhar esta mobilização, que não é só minha, mas de todas as mães que se sentem prejudicadas por verem seus filhos fora da escola, não por culpa nossa, mas dos gestores”, disse ela durante a ocupação na manhã de hoje na Câmara Municipal de Arapiraca.

“Chega de tanta conversa e desculpas. Não queremos encontrar culpados, mas que o problema seja resolvido com urgência” gritavam os professores e pais de alunos.

 

A presidente e vereadora Professora Graça, disse que por diversas vezes, professores, dirigentes do Sinteal e vereadores, estiveram reunidos discutindo o problema para que houvesse um entendimento e esse é o melhor caminho para todos.

Quanto as denúncias da falta de merenda escolar e falta de manutenção nas escolas apontadas por professores e pais de alunos, Professora Graça, pediu que eles façam um relatório enumerando todas essas reivindicações para que possam ser levadas ao conhecimento, tanto da secretária de Educação, Mônica Pessoa, como ao próprio prefeito Rogério Teófilo, pedindo urgentes soluções.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos