Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Collor luta para que pescadores tenham direito seguro defeso

Segundo ele cerca de mil pescadores estão sem pescar e não têm como sobreviver

31/05/2017 06h06
Collor luta para que pescadores tenham direito seguro defeso

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), declarou, nesta terça-feira (30), que já está movendo gestões junto ao governo federal para atender a uma das reivindicações da comunidade pesqueira da cidade de Marechal Deodoro, afetada duramente pelas chuvas. Mais de mil pescadores deverão ficar, ao menos, três meses sem poder trabalhar com a pesca. Para este período, o parlamentar quer garantir o repasse do seguro defeso. 

De acordo com Collor, é importante que neste momento de tragédia o governo federal esteja presente com uma "mão amiga", fornecendo o apoio necessário para os atingidos, sobretudo, aqueles menos favorecidos. O parlamentar vem acompanhando de perto os pleitos apresentados pelos prefeitos, cobrando, a resposta e as ações dos ministérios. 

"Desde o agravamento das enchentes em todo o estado me coloquei à disposição das autoridades. Estou trabalhando aqui, em Brasília, para viabilizar os meios necessários à reconstrução da vida desses trabalhadores da pesca. É preciso garantir a sobrevivência deles nessa fase em que a pesca ficou prejudicada", expôs. 

De acordo com a Prefeitura de Marechal, mais de 1.400 pescadores deodorenses, todos filiados à Colônia, foram atingidos diretamente pelas chuvas, seja pela impossibilidade de pescar ou por terem perdido casas. Ao longo dos próximos três meses, a previsão das equipes das secretarias municipais é que eles fiquem impossibilitados de retomar a atividade pesqueira devido à contaminação da lagoa. 

O pleito dos pescadores foi repassado ao senador Fernando Collor pelo prefeito de Marechal, Cláudio Filho (PSD), o Cacau, e pelo vereador Jorge Mello (PSL). O seguro defeso, que hoje atende milhões de pescadores em todo o país e mais de 30 mil em Alagoas, foi implantado durante a presidência de Fernando Collor. Como parlamentar, ele vem combatendo no Congresso as iniciativas que tentam sepultar a conquista.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos