Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Ministro do Turismo se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas

Reunião ocorreu hoje pela manhã no Palácio Floriano Peixoto em Maceió

29/05/2017 19h07
Ministro do Turismo se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas



Após a vinda do presidente Michel Temer ontem a Alagoas, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas, o ministro do Turismo Marx Beltrão, permaneceu na capital para acompanhar nesta segunda-feira (29) reunião com o governador Renan Filho, prefeitos das áreas atingidas e órgãos responsáveis para traçar planejamento de recomposição das áreas afetadas, assistência às vítimas e mutirão de limpeza. Marx irá encaminhar as demandas aos órgãos competentes do governo federal. O ministro alertou os gestores para preencherem o formulário de informações do desastre (FIDE).

“A partir desse formulário teremos o reconhecimento que possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços. A situação é preocupante e vamos seguir com as ações emergências e de prevenção. O governador Renan Filho e prefeitos vão trabalhar para montar o plano de ação e recorrer ao governo federal para que sejam buscados recursos para reestruturar os municípios afetados e não mediremos esforços para angariar as demandas”, explicou Marx.

Na oportunidade o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) apresentou boletim atualizado desta segunda-feira do quadro de municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorrem desde o último domingo (21) no estado. Ao todo, 22 cidades foram afetadas, 553 famílias desabrigadas, 1.778 desalojadas e 750 relocadas (Marechal Deodoro). Foram registrados até o momento quatro óbitos, de acordo com o boletim.

Registro

Em relatório da sala de alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), informou que o volume de chuvas em Alagoas, foi maior do que o registrado em 2010, quando várias localidades foram devastadas. Devido também às fortes chuvas de Pernambuco, que fizeram subir muito o nível dos rios aqui no estado. “O ministro Marx vai levar os relatórios para que o presidente da República fique atualizado e se sensibilize enviando condições para que possamos reorganizar estes municípios", reforçou Renan Filho.

A reunião extraordinária foi provocada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e aconteceu no Palácio República dos Palmares. A AMA também está com ponto de arrecadação em sua sede, localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, no bairro do Farol. Durante todo o final de semana a Instituição recebeu donativos e continua apelando a população para que doem principalmente  roupas, alimento e água.

Assessoria

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos