Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

PSS em Arapiraca está na sexta chamada

Orientação do MP não foi seguida pela secretária de educação

18/04/2017 23h11
PSS em Arapiraca está na sexta chamada

Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado em Arapiraca, em março desse ano - à toque de caixa - já está na sua sexta chamada de candidatos, segundo uma fonte da secretaria municipal de educação. Isto se deve a não apresentação dos títulos declarados pelos aprovados no certame realizado pela gestão do prefeito e educador Rogério Teófilo (PSDB). Essa situação tem protelado o preenchimento das vagas de professores nas escolas municipais, que iniciaram oficialmente o calendário escolar sem que a equipe do corpo docente municipal esteja completa. Muitas salas com alunos, mas sem professores, uma situação esdrúxula.

Segundo ainda a mesma fonte da secretaria, os candidatos preencheram os formulários declarando que eram mestres, ou doutores, mas na hora de apresentar a documentação não tinham os títulos declarados. “Alguns estão ainda concluindo o mestrado e achavam que somente por isso poderiam, sem o título, ocuparem os cargos”, declarou o servidor.

Outro problema que está sendo comentado entre os professores efetivos da rede municipal de ensino é a contratação de alguns professores com idade bastante avançada, que já estão aposentados e foram aprovados no PSS, já que apresentaram títulos. Alguns desses professores aposentados já estariam munidos de laudos periciais médicos, que serão apresentados com 30 dias, após a contratação, com o objetivo de entrarem de licença para tratamento de saúde. Um grande prejuízo na educação em Arapiraca.

Recomendação não foi seguida

A proposta que foi recomendada pelo procurador de justiça, Walter Omena, não foi seguida pela secretária municipal de educação, Monica Pessoa - cunhada do deputado Severino Pessoa – que alegou que não “entendeu a orientação” do MP. A recomendação foi para que se convocasse a reserva técnica dos aprovados no PSS passado, por um período de três meses. Paralelamente seria preparado um novo PSS, que seria realizado através de provas.

A gestão do prefeito e educador Rogério Teófilo já vai entrar no seu quinto mês a frente dos destinos do segundo maior município de Alagoas, Arapiraca, mas até agora os problemas administrativos só se acumulam e ganham proporções cada vez mais difíceis de resolver. A possibilidade do cancelamento do PSS não está descartada diante de tantos atropelos e pode ser determinada pelo Ministério Público, que não teve sua orientação seguida.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos