Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Mudanças nas data do repasse da repatriação causam problemas para pagamento do décimo terceiro salário

21/12/2016 21h09
Mudanças nas data do repasse da repatriação causam problemas para pagamento do décimo terceiro salário

 

Se o presidente Michel Temer divesse determinado que o deposito da parcela da multa  da repatriação, fosse depositada no último dia 20, o pagamento do déicmo terceiro salários, não  só de Arapiraca seri pago, como de todos os municípios. Entetanto a prefeita Célia Rocha (PSL) determinou que todos os dados dos servidores fossem enviados para as agencias bancárias, até o dia 28, para que seja programado o pagamento do décimo terceiro salário. A decisão foi tomada hoje, depois de uma avaliação técnica e jurídica com objetivo de não deixar os servidores passarem de ano, sem receber seu décimo.

A princípio a recomendação jurídica e financeira era para deixar os recursos ficassem em caixa, para que o futuro gestor procedesse ao pagamento, entretanto, a prefeita Célia Rocha e sua equipe vêm empreendendo um grande esforço, para equacionar os pagamentos de salários e colocar as contas em ordem, para passagem do governo.

Segundo a assessoria da prefeita, o pagamento do decimo terceiro salário só foi possível devido à liberação da parcela da multa da repatriação, que foi realizada depois de sucessivas mudanças de ordem administrativas no âmbito do Governo Federal. O presidente Michel Temer, havia assinado uma Medida Provisória (MP) liberando os recursos para os municípios somente no dia primeiro de janeiro de 2017, e para os estado no dia 21 (hoje).

Depois mudou a data liberando os recursos para serem creditados nas contas das prefeituras no dia 30 de dezembro, mas com a recomendação para os bancos, para que os atuais prefeitos não pudessem fazer qualquer operação financeira com esse dinheiro.  E hoje pela manhã, mais uma vez, o presidente mudou de ideia e liberou para que os prefeitos pudessem pagar o decimo terceiro salário dos servidores municipais.

Em meio a esses contratempos os prefeitos ficaram na berlinda sofrendo, pressão e achincalhamento de toda parte. Muito preocupada com a prefeita Célia Rocha determinou que fosse realizado o enviou dos dados para aos pagamentos com os recursos que serão depositados no dia 30.

Histórico

A prefeita Célia Rocha deixa o cargo dia 31 de dezembro de 2016, depois de passar pelo cargo por três vezes. Sua história política começa como vereadora na década de 90. Entretanto seu grande momento foi disputar a prefeitura com uma coalisão e forças politicas, que incluía como aliados, alguns de seus atuais adversários. Eleita prefeita, Célia Rocha que muda a historia do desenvolvimento de Arapiraca.

Célia Rocha havia assumido uma prefeitura falida, totalmente destruída e sem rumo. Os servidores com salários atrasado e sem nenhum direito trabalhista garantido. O município não tinha saneamento básico, saúde e a educação não existiam e os índices de analfabetismo eram os maiores do Brasil. Somente uma casta privilegiada gozava do bem estar e miséria campeava no campo e na cidade.

Depois de realizar um choque de gestão a prefeita Celia Rocha e sua equipe, que época se incluía muitos dos seus atuais adversários, conseguiu construir uma nova Arapiraca, colocando o município entre as cidades, que mais se desenvolve no Brasil e com destaque no item qualidade de vida.

A prefeita Celia Rocha sai do cargo talvez magoada, mas de cabeça erguida e com o sentimento de que fez tudo por seu povo, doando até mesmo sua saúde, que hoje cobra dela os momentos de descanso para o corpo e mente. Essa saga merece um livro para registrar, o trabalho dessa alagoana e arapiraquense guerreira, restante somente o tempo dirá já que  o “tempo é o senhor da razão”!

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos