Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Célia Rocha e Carimbão são as novidades para o Senado em 2018

02/11/2016 11h11
Célia Rocha e Carimbão são as novidades para o Senado em 2018

A disputa pelo Senador Federal em 2018 poderá ter no cenário político nomes de peso como Marx Beltrão (PMDB), Teotônio Vilela Filho (PSDB), Célia Rocha (PSL), Givaldo Carimbão (PP) além do senador Renan Calheiros (PMDB) e dificilmente Benedito de Lira (PP). Ventilou-se também a possibilidade do deputado estadual Rodrigo Cunha ir para disputa para o Senado, diante dos bons resultados que tem obtido nas pesquisas realizadas pelos tucanos.

Na leitura realizada pelos cientistas políticos tucanos, a campanha para o Senado do ex-governador Teotônio Vilela Filho será muita cara diante do grande desgaste político que ele sofreu com o desastroso governo realizado e que levou Alagoas aos piores patamares sociais e o primeiro lugar no Ranking da violência no Mundo. Rodrigo Cunha seria a novidade do partido e o custo seria muito menor, que o pesado Teotônio Vilela Filho, que será uma vitrine perfeita para os adversários atirar pedras.

Renan

A disputa para o Senado em 2018 será um momento político muito difícil para Alagoas, já que o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB), passará pelo crivo do eleitorado, que sofrerá o ataque da mídia nacional, principalmente do Sul do Brasil, que deseja crucificá-lo a todo custo. Necessário lembrar que Renan Calheiros é uma das lideranças políticas alagoanas de grande influência no Congresso Nacional e no atual governo, graças a esse poder de fogo, tem conquistado para Alagoas importantes ações e obras.

Outro forte candidato ao Senado Federal é o deputado federal e ministro do turismo Marx Beltrão (PMDB), que vai numa dobradinha com Renan Calheiros. Marx Beltrão tem demonstrando muita competência na condução desse projeto, buscando conquistar bases politicas importantes nos municípios. Sua candidatura também é dita, por adversário, como plano B do PMDB em Alagoas, caso aconteça algo com o Renan Calheiros. Contudo Marx terá que demonstrar que realmente é uma novidade na politica alagoana, buscando se desvencilhar das manchas do grupo a que pertence, dando demonstrações de que é um político aberto ao dialogo e as criticas.

Novidades

As novidades nesta disputa do Senado Federal em 2018 serão Célia Rocha (PSL) e Givaldo Carimbão (PHS), que podem atrapalhar os projetos de reeleição de Renan Calheiros e Marx Beltrão. Célia Rocha sai da prefeitura de Arapiraca não como derrotada, até porque não foi candidata e se manteve a certa distância da disputa devido a questões de saúde.

A prefeita de Arapiraca nunca perdeu uma eleição em Alagoas, seu histórico é de vitórias. Célia Rocha é candidata leva às ruas multidões, a exemplo do senador Fenando Collor. É uma vibração de energia que contamina as pessoas. Célia é a maior liderança política do Agreste, mesmo sofrendo ataques de adversário, que nos bastidores reconhecem o carisma dela e até enxergam nela uma boa opção para representar Arapiraca no Senado Federal.

A outra novidade seria a candidatura ao Senado Federal do deputado Givaldo Carimbão (PHS), que se vê maduro, para ir rumo à Casa do Parlamento Maior. Deputado federal de longa data, Carimbão tem uma extensa folha de serviço prestado ao estado de Alagoas e com um passado limpo, sem nodoas. Carimbão saiu de uma eleição para prefeito em Delmiro Gouveia chamuscado de uma derrota prevista e anunciada a ele, mas mesmo assim insistiu em apresentar para Delmiro uma nova era de desenvolvimento, nunca visto no semiárido, mas como diz o ditado: o povo tem o governo que merece e assim elegeu padre Eraldo Cordeiro, que hoje vive momentos difíceis, diante do canibalismo político dentro do grupo, que disputa espaço a ferro e a fogo na nova equipe de governo em 2017.

A derrota de Carimbão, segundo a leitura política realizada pelos observadores não foi dele, mas sim do prefeito Luís Carlos Costa, que estava na base de apoio da candidatura de Carimbão, que contraiu o vírus da rejeição de Lula Cabeleira, mesmo sendo um dos melhores gestores públicos municipais.

Colocados os nomes resta agora esperar o desenrolar dos fatos políticos e dos entendimentos que passaram a ocorrer nos bastidores.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos