Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Pesquisa mostra que cenário político em Arapiraca se estabiliza

20/09/2016 22h10
Pesquisa mostra que cenário político em Arapiraca se estabiliza

O cenário político em Arapiraca começa a se definir nessa reta final do processo eleitoral, com a tendência de estabilização nos patamares aferidos com as últimas pesquisas, como a realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas. Os números apontam que o candidato Ricardo Nezinho do PMDB, está na frente com 36% das intenções de votos na preferência do eleitorado, segundo a pesquisa divulgada pelo PSCOM.

Em segundo vem o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), com 25,6% das intenções de votos, sendo considerado politicamente como o adversário de oposição e se consolidando como uma nova liderança no cenário político arapiraquense.

Em terceiro lugar está o candidato Rogério Teófilo (PSDB), com 20,1% e Lindomar Ferreira com 1,9%. O tucano está 15,9 percentuais atrás do primeiro colocado, que é o candidato do PMDB Ricardo Nezinho e 5,5% atrás do segundo colocado o deputado Tarcizo Freire.

Rogério Teófilo foi derrotado nas eleições de 2012, quando disputou a prefeitura com a prefeita Célia Rocha. O candidato tucano na época tinha a seu favor o governador do estado, Teotonio Vilela Filho (PSDB). Mesmo assim foi derrotado.

Teófilo tenta mais vez, ser prefeito de Arapiraca, mesmo sem o apoio financeiro do PSDB, que está lutando para tentar reeleger o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, onde todos esforços estão sendo realizados para serem derrotados.

Tarcizo novidade

O atual cenário político em Arapiraca é considerado por analistas políticos como diferente do anterior, já que o candidato Tarcizo Freire (PP) surge como uma liderança política em ascensão. Concentrando o maior número de intenção de votos dos eleitores considerados de oposição.

O fato de o candidato pepista Tarcizo Freire continuar entre os primeiros dos favoritos a prefeitura é considerado uma surpresa, já que os marqueteiros e observadores da política arapiraquenses acreditavam que a sua candidatura não teria consistência, assim como foi a do radialista Alves Correia em 2012, que saiu na frente nas pesquisas e terminou o processo eleitoral bem distante dos primeiros colocados. 

Muitos acreditam que Rogério Teófilo vai crescer  e ultrapassar Freire, ficando em segundo na disputa pela prefeitura com Ricardo Nezinho. Mas o eleitorado de oposição demonstra, pelas pesquisas realizadas,  optaram pelo nome de Tarcizo Freire, que foi rejeitado pelo grupo de Rogério Teófilo, no inicio das articulações para formar uma frente de oposição.

Tarcizo Freire foi considerado por integrantes do grupo de Teófilo como despreparado e por isso não poderia ser o cabeça de chapa. A condição que lhe deram, dentro do grupo, foi de mero apoiador, ou vice de Teófilo, e para isso teria que abdicar do mandato de deputado estadual, condição considerada humilhante para os integrantes do grupo de Freire, que partiu para uma candidatura solo, indo às ruas fazer a campanha ao seu estilo: em cima de um carro de som pedindo votos.

Diante desse cenário e já na reta final, onde faltam poucos mais que dez dias para as eleições, a tendência do atual é que tudo permaneça como está, já que o número de indecisos é muito pequeno, a não ser que algum fato novo surja.

A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa ouviu 680 eleitores entre os 15 e 19 de setembro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número: 07110/2016. A pesquisa tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.


 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos