Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

O carisma de Célia Rocha

31/08/2016 21h09
O carisma de Célia Rocha



O processo político que está em andamento em Arapiraca se diferencia de todos anteriores, começado por ter a prefeita Célia Rocha (PSC) mantida a distancia do processo político sucessório. A prefeita pela primeira vez está participando do processo eleitoral de forma discreta, embora esteja apoiando o candidato do PMDB, Ricardo Nezinho.
O distanciamento de Célia Rocha se dá por dois motivos: para cuidar da saúde e o outro por orientação política. Este último, questionado por amigos e assessores mais próximo da prefeita, que interpretam que a liderança política dela está sendo colocada em dúvida. Célia possui um grande poder carismático junto aos eleitores, principalmente os mais humildes.
A prefeita é uma liderança política que pode interferir de maneira decisiva no processo político arapiraquense. Seu distanciamento do processo eleitoral desse ano, deixa um vácuo para a incursão de candidatos com identificação política nas classes mais humildes, como por exemplo, o deputado Tarcizo Freire (PP), que tem afiado seu discurso junto a esses eleitores carentes.
O discurso de Freire é centrado em seu trabalho social, realizado junto aos portadores de necessidades especiais, através de uma entidade que é mantida com recursos da prefeitura, governo do estado e dele mesmo. Essa fatia do eleitorado arapiraquense é decisiva para a formação do cenário eleitoral no município.

Já os eleitores formado por empresários e profissionais liberais como médicos e professores, se dividem entre os candidatos Ricardo Nezinho (PMDB) e Rogério Teófilo (PSDB).

A última pesquisa registrada, pelo sistema pajuçara de comunicação (PSCOM) aponta uma diferença razoável do candidato Ricardo Nezinho (PMDB) para o segundo colocado Tarcizo Freire (PP) e desde para o terceiro que é Rogério Teófilo (PSDB). Entretanto na interpretação dos observadores políticos, a pesquisa realizada ainda demonstra um cenário político instável, que poderá apresentar modificações nesse ranking.
Essas mudanças são consideradas normais, já que a propaganda eleitoral gratuita está apenas começando e os candidatos ainda não partiram para o ataque. A batalha está apenas começando. Quem sobreviver as denuncias que estão para vir a público terá a oportunidade de poder estar na frente nas próximas pesquisas.

Números

O processo eleitoral em Arapiraca indica que a eleição do novo prefeito será por uma diferença pequena e votos. Os observadores da política local, que fazem analisem criteriosa da conjuntura, tendo como base o cenário político e as pesquisas que são realizadas nos bastidores, o vencedor da eleição terá pouco mais de 8 mil votos diferença e dos 134 votos válidos apenas 100 se concretizarão.
Na opinião dos observadores, o povo está desmotivado, conseqüência das denuncias de corrupção que permeiam as manchetes da imprensa. O descrédito nos políticos é grande e os eleitores não sentem mais confiança, nos representantes e muito menos nos discursos. A preocupação é com a possibilidade da situação política e principalmente financeira piorar deverá levar os eleitores avaliar bem a capacidade dos candidatos, e sua preparação para exercer o cargo.
A maioria não quer mais se iludir com falsas promessas e por isso os eleitores, que forem às urnas vão tentar escolher aquele candidato que lhes dê tranqüilidade, quanto ao futuro. Os candidatos terão que apresentar propostas viáveis e principalmente que inspirem confiança, no sentido de geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos