Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Laudo aponta contaminação da água fornecida pela prefeitura à população de Porto Calvo

29/04/2016 15h03
Laudo aponta contaminação da água fornecida pela prefeitura à população de Porto Calvo

O sistema municipal de abastecimento de água de Porto Calvo está contaminado com alto teor de coliformes fecais. Esse foi o resultado divulgado nesta quinta-feira (28) pelo promotor de Justiça da cidade, Adriano Jorge, que pediu para que a população tome cuidados com relação ao consumo da água.

Segundo ele, a água fornecida pelo sistema administrado pela prefeitura, não tem tratamento, devido a falta de pessoal qualificado para o serviço e um certo desleixo em manter sob vigilância o cuidado com a água fornecida ao povo.

O promotor disse que a primeira medida para resolver o problema seria a contratação de um técnico químico para cuidar da dosagem de produtos, que tratam a água. A grande preocupação da população, entretanto, é com a possibilidade de transmissão da esquistossomose, doença que pode levar as pessoas à morte.

O promotor anunciou que na próxima semana estará elaborando um Termo de Ajusta de Conduta (TAC), onde constará uma série de exigências para que o sistema continue funcionando.

Segundo ele, a situação é grave, já que as alternativas para as pessoas obterem água sem contaminação são poucas.

Fontes contaminadas

O promotor Adriano Jorge alertou ainda a população para o perigo de consumir água de uma fonte que fica localizada às margens da rodovia AL-105, próximo a um posto de combustível.

Segundo ele, o laudo do exame também foi realizado nesta fonte e atestou contaminação.

O representante do Ministério Público comentou a situação critica por parte da população, na busca de água de qualidade e comentou que o proprietário de uma fazenda estaria vendendo a água, fato considerado irregular.

Segundo ele, existem casas comerciais que estão também comercializando garrafões não lacrados, com a água captada nestas fontes localizadas às margens da rodovia.

A recomendação das autoridades de saúde é para que a população mais carente, que não tem recursos para comprar água mineral ferva bem a água a ser consumida e coloque uma colher de sopa de água sanitária nas caixas d´água, para matar bactérias. No mais é esperar que a prefeitura tome as providencias necessárias, para garantir a saúde da população.

Tentamos contato com a assessoria do prefeito Ormindo Uchoa para ouvir sobre o problema, mas ninguém se pronunciou sobre o assunto.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos