Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Marchantes pretendem anular processo licitatório

Trabalhadores podem realizar novo protesto hoje na porta da Frigovale

20/01/2016 07h07
Marchantes pretendem anular processo licitatório

A volta do funcionamento do Frigovale hoje deve provocar uma reação dos marchantes e fateiras que poderão voltar a protestar em frente ao empreendimento, segundo uma das lideranças dos trabalhadores.

 Existe também uma proposta dos trabalhadores em tornar nulo na Justiça o edital licitatório que deu como vencedor a empresa Frigovale, ao mesmo tempo, que poderá ser formada uma cooperativa para encampar o prédio e a gestão passar a ser dos trabalhadores.

A população de Arapiraca conta a partir de hoje com dois abatedouros de animais. Um é o antigo matadouro municipal e o outro é o frigorífico Frigovale.

O impasse entre os marchantes e os diretores do frigorífico Frigovale gerou uma situação anômala, onde um funciona sem as condições sanitárias e higiene exigidas pelo Ministério da Agricultura e também da saúde.

Os empresários da Frigovale relutam em reduzir os valores do abate dos animais e se recusam devolver os subprodutos (vísceras e fígado) ao fornecedor. Os representantes dos trabalhadores do antigo matadouro prometem reagir e pressionar o poder público, que cedeu o prédio público onde está funcionando o frigorífico privado.

O empreendimento recebeu incentivos fiscais tanto do governo do estado como da prefeitura para funcionar, e segundo os trabalhadores do antigo matadouro esses benefícios tributários dão margem de financeiras para o valor cobrado pelo abate seja reduzido.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos