Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Prefeita Célia Rocha diz que 2016 será um ano difícil

19/12/2015 18h06
Prefeita Célia Rocha diz que 2016 será um ano difícil

Arapiraca foi uma das cidades do Nordeste que apresentou índices de desenvolvimento acima da média nacional, se destacando mais uma vez no cenário brasileiro como um polo de atração de investimentos, diferentemente do restante dos municípios. 2015 chega ao fim com as contas em dia.

A prefeita Célia Rocha (PTB) nos concedeu entrevista na última quinta-feira (17) fazendo um pequeno balanço do ano e comentando o que podemos encontra em 2016 e avisa que será um ano difícil. Para ela muitas lições foram tiradas do ano que está terminando para serem aplicadas em 2016. Célia Rocha comentou os bons índices de desenvolvimento alcançado por Arapiraca em meio à crise econômica que se abateu sobre o Brasil.

A capital alagoana do Agreste foi à única em Alagoas e uma das poucos no Nordeste a apresentar números positivos com relação à econômica, um fato que tem sido constante nas revistas especializadas em desenvolvimento econômico e referência para atração de investimentos.

Para Célia Rocha a crise econômica brasileira foi provocada pela crise política, que se abateu sobre o país e criou um clima de insegurança quanto à estabilidade do governo, gerando uma retração dos investidores. Para Célia Rocha é preciso dar uma solução definitiva quanto à crise política, já no inicio do governo para que o país volte a crescer. A prefeita petebista disse que mesmo com todas as dificuldades a capital alagoana do Agreste encerra 2015 pujantes e crescendo.

Custos


O corte de custos da máquina administrativa foi uma das primeiras medidas tomadas pela prefeita Célia Rocha em 2015. Para ela foi uma decisão difícil, mas além da necessidade de ser feita foi por exigência da Lei, que determinava a nomeação dos concursado e a dispensa dos contratados, muitos desses com mais de dez anos trabalhando na mesma função. Mesmo assim a prefeitura realizou esforços para aproveitamento dos ex-contratados em empresas privadas como foi o caso do Call Center, em funcionamento em Arapiraca.

A difícil travessia do ano de 2015, segundo a prefeita Célia Rocha, foi marcada por muitos cortes de serviços e redução de ações administrativas, que claramente causaram impacto no dia a dia da cidade. Segundo ela nestes momentos o gestor tem que ter cabeça fria e centra atenção no planejamento visando obter os resultados no futuro, como agora no final do ano. Essa difícil travessa exigiu mudanças na equipe de governo e muita habilidade política para conciliação.

Perspectivas


Na visão da prefeita da capital alagoana do Agreste, 2016 será também um ano difícil, mas tudo depende apenas da situação política em Brasília. Para ela é preciso que se resolva rapidamente a situação de governabilidade. Segundo Célia Rocha o processo de impeachment que paira sobre a presidente Dilma é o grande motivo da retração dos investidores no Brasil.

Para a prefeita de Arapiraca a crise econômica está diretamente ligada à instabilidade política nacional. “É preciso que se dê ao país tranquilidade política e que as instituições esteja imunes aos ataques de corrupção”, a enfatizou. Célia Rocha disse que as lideranças políticas devem trabalhar para que o cenário político nacional seja restabelecido a normalidade ainda no primeiro semestre de 2016.

A prefeita de Arapiraca lembrou ainda que a saúde no Brasil está sob um perigo muito sério, que constitui um problema que pode comprometer toda uma geração que é as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Segundo Célia Rocha, até esse problema a crise política vem conseguindo prejudicar. A grande mídia vem pautando as manchetes para o processo de impeachment da presidente e esquecendo que a saúde de milhões de pessoas está em jogo.

Célia Rocha, que é medica e possui como secretário de saúde, o medico sanitarista Ubiratan Pedrosa, um grande estudioso do problema deu exemplo ao Brasil ao realizar no último sábado (12) uma grande ação de combate ao mosquito aedes aegypti, conseguindo mobilizar imprensa, servidores municipais, soldados do exercito e até a justiça . Segundo ela a nação brasileira passa por um grande perigo de saúde.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos