Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Casal não deve suspender abastecimento

10/11/2015 21h09
Casal não deve suspender abastecimento

A mancha percebida nesta terça-feira (10) em um trecho do Rio São Francisco entre os estados de Alagoas e Bahia não deve causar problemas para o abastecimento de água da adutora do sertão, responsável pela distribuição em onze cidades e beneficiando mais de 500 mil habitantes.

A assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que até o momento a empresa não pretende suspender o fornecimento de água na região.

Populares registram com imagens e postaram nas redes sociais, uma imensa mancha composta de resíduos de esgotos e vegetação passando sob da ponte entre Alagoas e a Bahia.

A Casal informou que por enquanto a mancha vista ainda não chegou ao distrito de Salgado, em Delmiro Gouveia, onde está localizada a estação de captação da adutora do Sertão. A empresa não informou se esta se antecipando ao problema, tomando medidas preventivas como, por exemplo, enviar um grupo para verifica a situação acima do rio. A assessoria se limitou a informar que esta realizando o monitoramento da qualidade da água através exames.

Já o presidente da Associação em Defesa do São Francisco, Elizeu Gomes,disse que está realizando levantamento da composição da mancha, que avança pelo rio e que ameaça a navegação.

Elizeu Gomes pretende fazer um pronunciamento público da entidade sobre o problema. “As primeiras informações que temos é que muito material orgânico desceu de Paulo Afonso, como vegetação aquática e que pode gerar problemas à navegação”,alerta ele.

“Não vamos esperar quem mais um desastre contra o meio ambiente ocorra, para fazermos algo. Embora essa deva ser responsabilidade os órgãos ambientais e da Casal”, declarou o ambientalista revoltado.

Mancha antiga

A mancha de lama que foi surgiu no rio São Francisco no inicio do ano continua estacionada entre o distrito de Salgado, em Delmiro Gouveia e a Ponte entre Alagoas e Bahia. Segundo o presidente da Associação em Defesa do São Francisco, Elizeu Gomes, no local se formou um banco de vegetação no leito do rio impedindo a navegação naquele trecho, embora a mancha de lama tenha diminuído bastante. 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos