Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Mancha de lama avança sobre o rio São Francisco

10/11/2015 10h10
Mancha de lama avança sobre o rio São Francisco

Mais uma nova macha de lama avança sobre o rio São Francisco, comprometendo a navegação, o meio ambiente e o abastecimento de água das cidades atendidas pelo sistema da adutora do Sertão, que abastece cerca de 11 cidades da região, num total de 500 mil habitantes.

Populares que passavam na ponte sobre o rio, entre Alagoas e Bahia gravaram o momento em que a enorme mancha passava, com uma extensão de mais de 3 quilômetros. Muita vegetação aquática e fragmentos sólidos boiavam na água.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), jornalista Anivaldo Miranda disse que vai convocar uma reunião de emergência do Comitê e mobilizar integrantes para estar na região ainda esta semana. Segundo ele é preciso monitorar o movimento da mancha e mobilizar os órgãos ambientais para observar  o problema, já que a primeira mancha que foi liberada pela Chesf, ainda permanece estacionada entre o distrito de Cruz em Delmiro Gouveia e a Ponte entre Alagoas e a Bahia.

O presidente da Associação em Defesa do São Francisco, Elizeu Gomes, disse que a antiga mancha estacionada no distrito de Cruz está prejudicando a atividade turística e pesqueira porque não permite a navegação de embarcações. “Além disso, ainda não se tem a dimensão do prejuízo causado ao meio ambiente”, disse ele. Elizeu Gomes alertou para o perigo novamente de contaminação da água que abastece as cidades servidas pela adutora do Sertão.

Um vídeo gravado nesta última segunda-feira(09), foi enviado por um internauta mostra como estar a situação do rio.

 

 

  

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos