Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Prova oral para condutores de cinquentinhas analfabetos

17/09/2015 16h04
Prova oral para condutores de cinquentinhas analfabetos

Os condutores de cinquentinhas que não sabem ler poderão ter a oportunidade de ter sua habilitação para circular na zona rural e urbana, com exceção das rodovias federais, se o governador Renan Filho acatar a indicação do deputado estadual Tarcizo Freire (PSD), que pede facilidades para Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC). A proposta foi aprovada na sessão da última terça-feira (15) na Assembleia Legislativa.

A indicação teve a aprovação da maioria dos deputados estaduais e a reprovação dos deputados Galba Novaes, Pastor João Luiz, Rodrigo Cunha e Jô Pereira,que foram radicalmente contra esse benefício para esta faixa mais carente da população, que não tive acesso às escolas.

Uma das facilidade para se obter a ACC seria a realização de prova oral para condutores que se declarem analfabetos. “Alagoas é o estado que possui um dos maiores índices de analfabetismo do país e esses condutores de cinquentinha, não são culpados por ser analfabetos, mas pela falta de investimentos na educação. Eles são na verdade vítimas do sistema, que os excluiu do processo educativo e por isso o estado está reparando, de certa forma, seu débito para com eles”, declarou Freire.

Segundo o Tarcizo Freire (PSD) a indicação vai legalizar o que já existe, que são milhares de trabalhadores rurais que usam as cinquentinhas, como forma de transporte para se deslocar entre os povoados da Zona Rural e até mesmo dentro de sua propriedade. “Esse tipo de transporte barato substituiu o cavalo e o jegue e vem sendo usado com eficiência pelos moradores da Zona Rural, proporcionando rapidez e baixo custo de manutenção”, enfatiza ele.

Tarcizo Freire disse ainda que as cinquentinhas são hoje uma forma de transporte importantíssimo para as famílias mais carentes, principalmente para quem reside na Zona Rural, onde praticamente não existe transporte coletivo com linhas fixas e horários definidos. “Somente quem não conhece a realidade da vida do homem do campo e pobreza de nosso povo é contra essa proposta”, finalizou dizendo que tem a certeza que o governador vai acatar sua indicação e beneficiar milhares de condutores de cinquentinhas.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos