Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

"Simulador de direção não é necessário", diz integrante do Cetran

31/03/2015 06h06
'Simulador de direção não é necessário',  diz integrante do Cetran

O transito tem se tornado uma problemática para vida moderna e com ele, muitas empresas têm faturado com leis inócuas que são criadas para gerar despesas para os donos de veículos. Quem lembra do famigerado “kit” de primeiro socorros.

Uma vergonha, uma panaceia criou-se na época causando da falta de desse kit no mercado e que enriqueceu muita gente. Agora inventaram a exigência do extintor para pagar fogo em tecido sintético, que já deu milhões de lucros aos fabricantes de extintores.

Agora é a vez do simulador de direção, que está sendo empurrado goela abaixo nas auto-escolas, sob o argumento de que vai diminuir os índices de acidentes. Entretanto as estatísticas comprovam que a maioria dos acidentes são provocados pode alta velocidade, embriaguez alcoólica e uso de aparelho de celular ao dirigir. Todos os motivos ligados a uma questão de conduta dos motoristas, e não sua habilidade ao dirigir.

O simulador pode contribuir para aperfeiçoar o motorista, mas nunca para mudar seu comportamento. Tanto assim que o integrante do Conselho Estadual de Transito, Capitão Amâncio, oficial da PM com larga experiência afirmou: “o uso do simulador é desnecessário nas auto- escolas”!


Lobby
Na audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa sobre a obrigatoriedade da implantação de simuladores de direção nas auto-escolas, foi dito que existe um grande lobby da empresa fabricantes desse soft e do equipamento, para obrigar o uso em Alagoas. O deputado estadual Tarcizo Freire disse que o governador Renan Filho não deve se dobrar a esse interesses mesquinhos.


Lobby 2
Os proprietários de auto-escolas de Alagoas disseram que praticamente obrigado a assinarem a resolução para implantação dos simuladores, sob pena de não funcionarem e denunciaram que no final do ano passado foram pressionados com ações de fiscalização do Detran, que usou até policiais militares armados para intimidá-los em suas escolas.
Investigação
Os advogados dos proprietários das auto-escolas vão solicitar ao Ministério Público Estadual e Federal a investigação para saber por que, somente uma empresa é beneficiada com a obrigatoriedade dos simuladores de direção. Segundo os advogados cada escola paga R$ 2.450,00 por mês por cada máquina. Para os juristas o governo do estado de Alagoas, não pode compactuar com fatos como esse, principalmente no momento em que vive o país com a avalanche de denuncias de corrupção.


Detran
Segundo o diretor do Detrans, Kaká Gouveia, 50% dos candidatos que fazem o texto para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são reprovados. O diretor do Detran disse que o simulador vai contribuir para diminuir esses número. O diretor, entretanto, não soube explicar por que não há simulador para motociclistas, já que são na verdade a maioria dele vítimas e causadores dos acidentes no transito.


Presidente
O presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas aproveitou a presença do diretor geral do Detran ontem na Casa, para cobrar dele que adote medidas para reduzir os altos índices de acidentes no transito. Segundo ele é preciso que o órgão volte a ter uma postura mais educativa e atuante junto à comunidade principalmente os mais jovens, principais vítimas do transito.


Bafômetro
O membro do Cetran, capitão Amâncio revelou ontem que em Alagoas existem apenas bafômetros e que apenas 15 estão aferidos. Isto coloca em cheque as operações da lei seca. Quem garante que o equipamento que está sendo usado pela policia está aferido. Isto abre um precedente para quem foi pego na operação recorra para que o equipamento usado seja inspecionado e invalidando os flagrantes.


Balança
As rodovias em Alagoas não possuem balança para aferir o peso dos caminhões que circulam com excesso de cargo. Os prejuízos com isso são de bilhões. O para se avaliar os danos basta passar na rodovia BR 101 no trecho em Junqueiro, aonde o afundamento da pista chega a um metro. Carretas e caminhões circulam em Alagoas com excesso de peso começando pelos gaiolões de usina.


Assembleia


O deputado estadual Inácio Loiola destacou a atuação do deputado Tarcizo Freire nestes 60 dias de trabalho na Casa. Segundo ele Freire deu uma nova dinamicidade e movimentou a Assembleia, começando com sua chegada polêmica em cima do boi gaucho, chamando a atenção da população. Inácio Loiola disse que o representante d e Arapiraca trouxe mais vida para a Assembleia.


Delmiro


Por falar no deputado Inácio de Loiola, o parlamentar ontem fez questão de informar a nossa coluna que estará participando ativamente do processo sucessório em Delmiro Gouveia e anunciou seu apoio irrestrito ao nome do presidente da Câmara Valdo Sandes para prefeito. Para Inácio de Loiola, Valdo Sandes representa mudança na administração pública de Delmiro.


Feijoada
A feijoada no último sábado realizada no Clube Reserva Perucaba em Arapiraca foi um sucesso. Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento é o primeiro passo para uma série de ações ambientais objetivando a despoluição do Lago da Perucaba. A revenda autorizada Toyota , a auto forte foi parceira do evento junto com a segunda melhor cachaça do Mundo, brejos dos bois a primeira cachaça orgânica de Alagoas.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos