Jean Rafael

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

fumo x saúde

O Brasil está entre os 10 países com maior número de homens tabagistas

POR: jean rafael
DR Jean Rafael

Do ano 2000 aos dias atuais praticamente dobrou os casos de morte por conta do cigarro. São cerca de 7 milhões de pessoas que morrem pelo tabagismo e suas complicações a cada ano de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

  A OMS, por outro lado, alertou que até 2030, o cigarro irá matar mais de um terço da população mundial, devido as taxas globais de fumantes que não param de crescer. O projeto World Tobacco No Day estimou que os custos com o tabaco em todo o mundo chega a cerca de 2% do PIB Mundial, ou seja, cerca de 1,4 trilhões de dólares. Esses custos são estimados com a saúde diretamente e com a diminuição da produtividade.

 A ONG Americana Vital Strategies em parceria com a Sociedade Americana do Câncer em um estudo relata que o Brasil está em nono lugar com 11,1 milhões de fumantes masculinos. Vale salientar que o tabagismo acarreta problemas no coração, pulmões e em muitos outros órgãos do corpo. Nos EUA o câncer de pulmão responde por cerca de 1 / 4 de todas as neoplasias.

  Muitas são as frentes no enfrentamento do tabagismo, desde medicamentos, grupos terapêuticos, atividade física, apoio psicoterápico e muitos outros. No entanto, o mais importante é a conscientização dos malefícios do hábito de fumar e dos benefícios que serão alcançados após o enfrentamento e mudança comportamental.

 

fumo qualidade de vida saúde stresse tabagismo

Comentários