Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Gratidão eterna do aluno ao grande professor de cirurgia Geral “Alberto Fontan.”

09/05/2018 09h09
Gratidão eterna do aluno ao grande professor de cirurgia Geral “Alberto Fontan.”

Desde cedo aprendi a respeitar os mais velhos, era assim que nos ensinavam, “menino respeite sempre os mais velhos, pois eles são sábios” Esse aprendizado começou muito forte na escola, onde aprendi a ter um carinho imenso a tão famosa “tia “, apelido carinhoso dado as nossas professoras. Quando cresci tive a oportunidade de conhecer e reconhecer muitos desses baluartes que moldam nossa forma de encarar os obstáculos da vida e impulsionam a construção de nossos talentos.

Hoje gostaria de homenagear ao professor Alberto Fontam que formou vários cirurgiões no estado de Alagoas dentre eles esse que vos fala. No início confesso que minha adaptação a vida de residente não foi fácil, mas depois senti imenso prazer em construir uma carreira que me trouxe atualmente a cadeira de professor da disciplina de cirurgia geral do campus Ufal Arapiraca.

Como consegui chegar a esse patamar?

Aprendi com esse mestre a disciplina que sempre foi colocada como algo importante na obtenção de nossos resultados, a beleza da técnica que só vi nos livros e ao vivo quando tive oportunidade de acompanha –lo no campo cirúrgico.

Um dos maiores ensinamentos passados a nós alunos foi:

Quando vocês estiverem lá fora vocês levarão o nome dessa instituição e de seus professores, por isso dêem o melhor que puderem. Cirurgia não é brincadeira requer muito treino e precisão. “Olhos de águia para enxergar o problema, coragem de leão para resolve – lo com maestria e mãos delicadas para não lesar as estruturas e causar danos”.

Atualmente como professor, também passo esses princípios e muitos outros que aprendi com esse mestre, sábio e colaborador do meu desenvolvimento pessoal e profissional. A tua partida deixa um vazio na cirurgia Alagoana, mas onde quer que estiveres saibas que deixaste uma legião de alunos, muitos espalhados pelo Brasil transferindo teu legado através da ajuda a muitos pacientes e também através dos ensinamentos em hospitais e universidades.

  Que Deus possa confortar nesse momento os familiares e os amigos que sentem a tua partida e a nós cabe a ação de distribuir teu legado pelo mundo a fora.

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos