Jean Rafael

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

celular x ansiedade

24 horas sem energia em casa ou sem celular. Qual sua escolha?

POR: jean rafael
DR Jean Rafael

 

Ao passar uma mensagem para alguém com seu smartphone e não receber resposta como se sente? Muitas vezes os pontinhos azuis estão lá e nada de interação, outras situações eles não estão azuis, no entanto, quem está do outro lado nem se quer viu.

O coração dispara, a cabeça começa a ficar quente, os olhos começam a tremer, uma tristeza e apatia toma conta de você ao longo do dia. Esses são alguns dos sintomas relatados por muitas pessoas na atualidade quando não têm uma interação instantânea ou pelo menos em um tempo precoce nas suas emissões via celular.

Aí surgem pensamentos como: Não gosta de mim? Não tem consideração por mim? Não vai fechar o negócio? Nunca mais vou falar com essa pessoa?

Muitos são os pensamentos que disparam em sua cabeça, porém o que ocorre em alguns casos é que quem recebeu a mensagem pode estar dirigindo, trabalhando ou mesmo realizando atividades e possui uma disciplina com relação a mensagens e não ser nada disso. Ou seja, ansiedade e até sintomas depressivos estão cada vez mais presentes.

Pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Mobile time evidenciou em brasileiros que possuem smartphone com acesso à internet que 42 % dos entrevistados preferem ficar sem água ou energia em casa durante 24 horas do que ficar sem seu celular com sua internet.

A psicóloga americana Jean Twenge, da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia realizou um estudo que foi publicado em 2017 na revista científica Clinical Psychological Science onde vincula o aumento do suicídio entre jovens com o tempo que passam usando tecnologias digitais.

Essas são algumas reflexões para que possamos estabelecer um plano de atividades diárias que seja diversificado e que de preferência tenha impacto no controle da ansiedade.

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