Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Número de brasileiros que praticam atividades físicas e esportivas ainda é muito pequeno.

04/04/2018 08h08
Número de brasileiros que praticam atividades físicas e esportivas ainda é muito pequeno.

Todas às vezes que tenho oportunidade de ir praticar atividade física, pela manhã ou tarde observo a quantidade de pessoas que estão nos locais de práticas esportivas seja em praças, bosques, academias e etc. Sinto que aumentou muito os praticante em diversos esportes: Caminhada, corrida, Natação, futebol, musculação, yoga e muitos outros.

É um elemento chave tanto no tratamento como no controle do Diabetes, doenças auto imunes, cardiovasculares, osteomusculares dentre muitas outras. Dentre os benefícios citados pelas pessoas é o bem estar provocado pelas endorfinas atualmente conhecida pela sua capacidade de gerar produtividade e alegria ao longo dia.

Mas a minha sensação caiu por terra quando descobri que mesmo diante desse quadro visto no meu cotidiano, um levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela que apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade.

O Distrito Federal (50,4%) é a unidade da Federação em que as pessoas mais praticam atividade física, enquanto Alagoas (29,4%) tem o menor percentual.

Outra situação se refere aos homens brasileiros que têm a probabilidade de praticar esportes 28% superior à das mulheres. Portanto, diante dos inúmeros benefícios da atividade física devemos mudar esse panorama uma vez que uma caminhada de 30 a 40 minutos 4 a 5 vezes na semana já pode mudar seu panorama frente as doenças e melhor não custa nada.

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos