Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Benefícios da água para saúde

crianças, adolescentes e adultos estão bebendo pouca água

28/03/2018 08h08
Benefícios da água para saúde

 Semana passada minha filha de 6 anos chega em casa depois da escola e prontamente se dirige a mim de uma forma explicativa.

Papai você sabia que a água faz bem para saúde e que nós desperdiçamos muita água principalmente quando tomamos banho e escovamos os dentes. Temos que desligar as torneiras e tomar água todo dia para termos uma saúde melhor. Fiquei encantado com a ternura e a pureza da criança e resolvi pesquisar e escrever breves palavras sobre os benefícios desse líquido precioso para nossas vidas.

Uma pequena queda de 2% na quantidade de água do organismo pode levar a sinais de desidratação e trazer complicações.

“Segundo a OMS, 748 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte melhorada de água potável e 2,5 bilhões de pessoas vivem sem instalações básicas de saneamento fato que pode gerar realmente diversas doenças.

Um estudo realizado entre 2008 e 2014 pela Danone Research, com 16.276 adultos, com idade entre 18 e 70 anos, de 13 países, incluindo o Brasil, mostrou que o hábito de tomar água está aquém do ideal. Sendo assim, realmente devido as tribulações do dia esquecemos muitas vezes da hidratação.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), avaliou 779 crianças brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Um fato interessante devemos ressaltar: Entre as crianças e adolescentes brasileiros, o consumo de sucos e bebidas açucaradas subiu para 41%, enquanto a de água caiu para 33%.com isso devemos orientar a melhoria do consumo de água tanto nos adultos como crianças e adolescentes.

Alguns benefícios de beber água

  • Ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos do organismo pela eliminação de toxinas do corpo
  • Pode ajudar a controlar calorias pela regulação da temperatura do corpo
  • Ajuda a estimular os músculos
  • Melhora o estado da pele
  • Ajuda os rins.
  • Ajuda a manter o normal funcionamento do intestino

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos