Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

O estresse descontrolado pode ser uma bomba para seu coração

Um dos hormônios liberado nessa resposta é o Cortisol

13/03/2018 11h11
O estresse descontrolado pode ser uma bomba para seu coração

  O estresse é fantástico para nos impulsionar a conquistar nossos sonhos e objetivo, uma vez que nos mantém mais alertas, concentrados e focado no que precisamos realizar. Quando essa resposta é persistente e desordenada diante das situações que enfrentamos em nosso cotidiano uma série de hormônios são mobilizados gerando sintomas e doenças as mais diversas devido a impossibilidade do organismo de equilibrar essas reações internas.

Um dos hormônios liberado nessa resposta é o Cortisol que em situações de estresse, pode causar mortes em pessoas que já tenham doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Foram acompanhadas e monitoradas mais de 800 voluntários com mais de 65 anos e com histórico de problemas cardíacos.

No período de três anos, cerca de 180 destas pessoas que estavam sendo acompanhadas morreram. A quantidade de cortisol que circulava no organismo delas era maior do que a esperada. Esse aumento está relacionado a complicações cardiovasculares.

Segundo os números levantados no estudo, para as pessoas que não sofrem com doenças cardiovasculares os problemas causados pelo cortisol são quase imperceptíveis, mas para pessoas que tem histórico de doenças do coração, o aumento nos níveis desse hormônio eleva o risco de morte em até cinco vezes.

 

 

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos