Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

A certeza da impunidade: rouba e mata

26/03/2016 19h07
A certeza da impunidade: rouba e mata

A violência em Alagoas como um todo é cruel. Está no topo do ranking nacional.
Em Arapiraca, segunda maior cidade do estado, é praticamente a mesma situação. Realidade nua e crua para uma cidade em expansão.

A certeza da impunidade é que faz crescer a ação de menores nos atos criminosos da violência desenfreada. Se não prende, rouba-se e mata-se. A lei do crime é clara.

Na tarde do sábado (26), dia da Aleluia, da Vigília Pascoal, não tem trégua. Os criminosos agem mesmo assim.

Dois menores embarcaram numa van, transporte complementar, como se fosse um passageiro comum e seria se não fossem menores e armados para assaltar os demais passageiros e, inclusive, o motorista.

Pedem parada no lugar que lhes convém, depois de levar todos os pertences das vítimas. Descem como se nada tivesse acontecido. Se a ação terminasse aí seria, digamos, “muito bom”. Mas, não é assim.

Pelas informações que recebi, o menor que estava armado dá a volta na van e da janela do motorista exige-lhe a pouchete com dinheiro, documentos e outros pertences mais.

Para não reagir ao assalto de um menor armado, o motorista entrega-lhe a bolsa. Como se tudo tivesse acabado e chegado ao fim. Porém, não chegou.

Inconformado com a ação de levar todos os pertences e deixar passageiros e motorista vivos, o menor decide apertar o gatilho do revólver e atira contra o motorista.

Os dois vão embora depois de uma ação, que para eles é comum, é normal, é tranquila. Para eles é uma atitude boçal.

Desprovidos de segurança, passageiros e motorista poderiam seguir viagem se não fosse a tragédia. O caso aconteceu na AL-110, em Arapiraca, antes do antigo Motel Veneza, numa van que fazia o percurso Arapiraca-São Sebastião. O motorista não resistiu ao ferimento e morreu antes mesmo de chegar ao hospital.

A ação dos menores mobiliza o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Militar (PM) e a indignação da população que não aguenta mais ver ações criminosas tão banais tirando vidas de pais de famílias, de inocentes e prisioneiros da violência desenfreada de Alagoas.

"A polícia prende e a Justiça solta", disse uma mulher indignada perguntando o que é que se vai fazer?

A essa altura os menores estão em casa selecionando os objetos das vítimas que ficaram sem seus pertences, inclusive a pochete do motorista que perdeu a vida.

Até quando os menores criminosos terão essa liberdade de roubar e matar em nosso país e nada lhes acontecer, de punição, para que ele entenda que o crime não compensa?

Até quando a Justiça será assim? Até quando os parlamentares que têm o poder de mudar a lei irão permanecer sem nada fazer?

Até quando?


 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos