De Prima com Jânio Barbosa

De Prima com Jânio Barbosa

De Prima com Jânio Barbosa

Contador de histórias desde 1995, o catarinense Sergio Bello participa do Circuito de Oralidades do Sesc

26/06/2018 12h12
Contador de histórias desde 1995, o catarinense Sergio Bello participa do Circuito de Oralidades do Sesc
O circuito de oralidades faz parte dos três eixos do projeto Arte da Palavra, e abarca manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, privilegiando a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.
 
O narrador Sergio trará como ponto de partida nomes de Macunaíma e seus dois irmãos, um espetáculo que parte da alegoria construída por Mário de Andrade acerca das origens étnicas fundamentais do brasileiro: indígena, africana e europeia. A partir da narração do trecho inicial da obra “Macunaíma”, do nascimento do herói até o banho na água encantada que o transforma em branco, seu irmão Jiguê em índio e Maanape que permanece negro, são narrados contos da tradição oral indígena, africana e europeia.
 
Sobre o Projeto:
O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país.
 
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
 
Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o Arte da Palavra é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.
 
Dentre os participantes de 2018, nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber percorrerão o país. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.
 
Sobre o circuito de oralidades
Abarca as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. De forma sistemática e criteriosa, o circuito aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.
 
O circuito privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.
 
Sobre o narrador de histórias
 
Sergio Bello (SC)
É Contador de histórias desde 1995, quando desenvolveu projeto "Hora do Conto" nas escolas Sarapiquá e Autonomia (Florianópolis - SC). A partir do ano 2000, passou a formar contadores de histórias em oficinas e cursos, promovidos principalmente pelo SESC-SC. Em 2004 concluiu dissertação de mestrado intitulada "Quem conta um conto - as implicações pedagógicas da narração de histórias" (Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina). Tem participado de editais de circulação de espetáculos de narração de histórias, como Projeto Baú de Histórias (SESC-SC); Cultura 2014 – MinC, com o espetáculo ”Contos da Ilha da Magia, em Porto Alegre RS, com a companhia Sandra Baron; Prêmio Elizabete Anderle de incentivo à cultura (Fundação Catarinense de Cultura) com o espetáculo “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, edição 2015/16. Participou de festivais internacionais de contadores de histórias no Brasil (Boca do Céu, edições de 2008 e 2010; Simpósio internacional de Contadores de Histórias e Maratona de Contos do R. J. edição 2010; 1º Encontro Caixa de Contadores de Histórias – Salvador, BA, 2009), e no exterior (Convenio Internacional “La via dela Fiabe, Pavia, Itália, 2006; 20º Festival Abrapalabra, Bucaramanga, Colômbia, 2014).
 
SERVIÇO
 
MACEIÓ
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Rua Barão de Maceió, 229, Centro (Teatro Jofre Soares, Sesc Centro)
- Data: 02/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.
 
ARAPIRACA
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, Arapiraca (Auditório Ufal – Campus Arapiraca)
- Data: 03/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.
 
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.
- Quem: Sérgio Bello (SC).
- Local: Rua Sonho Verde, s/n, Eucalipto, Palmeira dos Índios (Auditório da Ufal – Campus Palmeira dos Índios)
- Data: 04/07/2018
- Horário: 19h
- ENTRADA FRANCA.