Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1

27/11/2016 20h08
Nico Rosberg é o novo campeão mundial de Fórmula 1

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquistou este domingo, pela primeira vez, o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.

Rosberg, de 31 anos, só necessitava de terminar no pódio do circuito Yas Marina para assegurar o seu primeiro título e concluiu a 21.ª e última prova do campeonato, vencida por Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que partiu da 'pole position'.

Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.

Filho do campeão de 1982 Keke Rosberg, Nico Rosberg é o segundo filho de um campeão a vencer o mundial de Formula 1, depois do britânico Damon Hill, filho do bicampeão Graham Hill (1962 e 1968), em 1996.

Detalhes da corrida

Hamilton, que tinha partido da 'pole position', desobedeceu reiteradamente às ordens da equipe para acelerar na fase final da prova e, pelo contrário, reduziu a velocidade, mas mantendo-se sempre a salvo de uma ultrapassagem de Rosberg.  A estratégia de Hamilton tinha como objetivo permitir a aproximação de Vettel (Ferrari) e do holandês Max Verstappen (Red Bull) e colocar Rosberg sob pressão. Mas o alemão nunca esteve em risco, graças também à superioridade da Mercedes, que já tinha assegurado o título de construtores com grande antecedência.

Rosberg chegou ao 53.º triunfo da carreira e ao 10.º neste ano. 

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos