Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

CBF define trios fixos e prêmio para os melhores árbitros das Séries A e B

01/08/2016 21h09
CBF define trios fixos e prêmio para os melhores árbitros das Séries A e B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças na arbitragem do Campeonato Brasileiro, que passam a valer já a partir da 18ª rodada. A primeira delas é a adoção de trios fixos. Na prática,  sempre que for possível, os árbitros irão sempre trabalhar com os mesmos assistentes. Os trios só serão desfeitos em caso de afastamento ou lesão.

A segunda mudança é que os árbitros passarão a ser avaliados a cada rodada. Para isso, a CBF criou uma comissão de avaliação que dará uma nota a cada trio que atue nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ao final do ano, será apresentado o resultado da avaliação e os três melhores trios receberão uma premiação em dinheiro. No total, serão distribuídos R$ 500 mil.

A terceira mudança é quanto ao sistema de sorteio que será adotado a partir de agora. A Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (CONAF), vai selecionar os 20 trios melhor avaliados, e sorteará entre os jogos estabelecidos na rodada.

A única restrição é que quanto à origem dos árbitros: eles não poderão apitar jogos dos clubes dos estados aos quais são filiados.

De acordo com o que foi divulgado pela CBF, a comissão de avaliação será liderada pelo português Vitor Pereira, que apitou duas Copas do Mundo e foi chefe da comissão de arbitragem da Federação Portuguesa por mais de dez anos. Também farão parte da comissão, os ex-árbitros José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira.

Ranking

Com base nas notas que  forem atribuídas pela comissão, a CBF vai compor um ranking da Comissão Nacional de Arbitragem no campeonato. Esse ranking será atualizado a cada rodada.

Além disso, a comissão de avaliação vai definir as punições a serem aplicadas aos árbitros que cometerem erros e estabelecer um programa de reciclagem com a Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF). 

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos