Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

Os perigos da Divisa de Alagoas com Pernambuco

05/04/2015 11h11
Os perigos da Divisa de Alagoas com Pernambuco

Quem necessita passa por esse trecho da Divisa dos estados de Alagoas-Pernambuco, deve andar mais ligado do que o "Chapolin Colorado", por vários outros motivos. Primeiro, que é um lugar que tem inúmeras curvas sinuosas, segundo, sinalização quase não existe, terceiro, que no caso de uma necessidade, não tem como se comunicar por telefone, quarto, não existe fiscalização e quinto, riscos de assaltos.

Esse trecho da AL-115, há poucos metros da entrada para o estado de Pernambuco, o mato toma de conta do acostamento e as placas de sinalização que ainda existem, estão escondidas pelo matagal, dificultando ainda mais a vida dos motoristas. Nesse trecho não existe espaço para pedestres. Essa via de acesso para o estado vizinho, está completamente abandonada pelas autoridades alagoanas. Um lugar esquecido e que predomina a ação de foras da lei.

Ainda não vemos nenhuma ação pelo atual governador para essa região. Andar de helicóptero não  se consegue visualizar a realidade que esse alagoanos sentem nessa região fronteira com Pernambuco. Até parece que não existe eleitores alagoanos nesse lugar. Até parece que o governo do estado não conhece a realidade dessa fronteira. 

A AL-115, que passa pela Serra das Pias e que da acesso a Pernambuco, corta uma região muito populosa, pois, são inúmeros os sítios que estão às margens dessa estrada. Até quando estaremos vendo esse descaso? 

Para quem não sabe, a AL-115, só perde em movimento de carros pesados (ônibus, caminhões e carretas), para a BR-101, no norte do estado, mas, todos aqueles que desejam ir a Garanhuns, Caruaru, por exemplo, sofrem com a falta de sinalização, de barreira policial, de uma estrada com melhores condições de tráfego. Os ônibus interestaduais que fazem o transporte de passageiros para os dois estados, só passam se for escoltados pela Polícia Militar, pois o riscos de assaltos são iminentes, mesmo durante o dia.

Existe na Serra das Pias, um prédio pertencente ao Governo do Estado, que se tornou num "elefante branco". Antes era um Posto de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (que foi mudado para Bom Conselho há cinco anos), e com esse tempo todo está desativado, servindo de esconderijo para meliantes, assaltantes, ponto de drogas. Será que as autoridades competentes não sabem nada disso?

Esperamos que algo seja feito, senão, vai continuar aumentando as estatísticas de assaltos na região.

Esperamos que dias melhores aconteçam para os moradores da região serrana que ficam a mercê da sorte na divisa de Alagoas com Pernambuco.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos