Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

Epidemia de dengue atinge Recife

28/02/2015 08h08

A capital pernambucana vive uma situação de epidemia de dengue. O número de casos confirmados da doença este ano, menos de dois meses, aumentou em 140% em relação ao mesmo período no ano passado. Em relação ao número de casos notificados, o acréscimo foi de 400%. Em números absolutos, de janeiro até hoje foram notificados 937 casos e destes, 132 foram confirmados. O balanço foi apresentado na manhã desta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o órgão, 56,5% dos casos se concentram em nove bairros, a maior parte no Vasco da Gama e Casa Amarela, sendo o vírus 1 o que circula com maior intensidade, considerado o mais brando e que causa geralmente febre baixa nos pacientes. Nenhum caso de óbito foi confirmado e a morte de um homem de 60 anos está sob investigação.

Durante a entrevista coletiva, a secretaria divulgou ainda um plano de ações. Segundo a pasta, as atividades iniciadas em novembro do ano passado, quando a cidade entrou em estado de alerta, estão sendo intensificadas. Ainda de acordo com a Saúde, no final do ano passado os agentes foram capacitados e agora serão realizadas campanhas educativas. Além disso, serão contratados 70 novos agentes ambientais até o final de março e os profissionais terão o horário estendido para atuarem nos finais de semana já a partir de 28 de fevereiro.

O objetivo é conter os focos do mosquito, localizados em 80% dos casos, nas residências. Só em 2014 os agentes conseguiram retirar dois milhões de focos de larvas. Como Recife possui 552 mil imóveis, a população está sendo convocada para se conscientizar, identificar e remover os focos.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos