Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

Folha de São Paulo demite 25 funcionários

09/11/2014 08h08

Dois dos maiores jornalistas do Brasil, Fernando Rodrigues e Eliane Cantanhêde, se desligaram esta semana da Folha de São Paulo, ainda hoje o impresso de maior prestígio no país. Segundo o site Portal da Imprensa o periódico paulista está em crise e já demitiu um total de 25 profissionais.

A debandada de bons jornalistas começou ainda na campanha eleitoral, quando Xico Sá pediu demissão por ter sido censurado em sua coluna ao revelar simpatia pela candidatura de Dilma Rousseff.

Na verdade a internet está acabando com o jornalismo impresso e segundo os experts do assunto os jornais tradicionais não vão conseguir sobreviver.

A editora Abril, que edita revistas como Veja, Exame e Playboy já acabou com diversos títulos e também demitiu jornalistas tarimbados.

A força dos sites, blogs e redes sociais é avassaladora e também provoca queda na audiência de emissoras de TV e de rádio.

Em Pernambuco os tradicionais Jornal do Comercio e Diário de Pernambuco também vivem dias difíceis.

Aliás, em todo o País, os grandes meios de comunicação já estão temendo a força e velocidade de crescimento da internet. A Globo, por exemplo, está incomodada com a audiência dos blogs, o exemplo disso, colocou na novela das 9 da noite, um blogueiro cara de pau, mau caráter e gay (nada contra para quem tem esse tipo de comportamento sexual), cada um vive do seu jeito. Com isso, a emissora insinua que todo blogueiro tem esse tipo de comportamento.

A Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, vem na luta com a Comissão Nacional da Blogosfera, numa ação conjunta para o fortalecimento da categoria, para que, em breve, se torne numa profissão regulamentada. Até o momento "blogueiro" é uma função.

Sabemos também que na Velha Mídia, existem caras de pau, pessoas que usam a internet, as redes sociais, tão somente para injuriar, caluniar, difamar e ser eternos aproveitadores do bem público. Isso tem em todo canto. O Marco Civil da Internet foi aprovado, pouco se ver a Velha Mídia dando destaque para a matéria. Eis o motivo do incômodo com os blogueiros.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos