Cláudio André

Cláudio André

Cláudio André

AL -115, uma rodovia abandonada pelo Governo do Estado

07/09/2014 07h07
AL -115, uma rodovia abandonada pelo Governo do Estado

Quem deseja atravessar a fronteira do estado de Pernambuco pela PE-218, entrando pela AL-115 (Serra das Pias), deve ter todo o cuidado, especialmente os motoristas de carros pesados. Além da Serra das Pias, ter várias curvas sinuosas, não há acostamento e a sinalização já não existe mais.

Na AL-115 (Serra das Pias), já no município de Palmeira dos Índios, as poucas e restantes placas de sinalização, estão literalmente dentro do mato, dificultando ainda mais a vida dos motoristas. Será que nenhuma autoridade vê isso? Uma verdadeira falta de vergonha e respeito das autoridades alagoanas. Para onde vão IPVA, ISS, ICMS e tantas outras cargas tributárias que o estado arrecada?

Em frente ao Posto Fiscal da Serra das Pias, que há três anos está desativado, formou-se uma grande cratera, fazendo com que os motoristas façam zig-zag, forçando-os passar para contra-mão da AL-115, deixando assim, a iminência de ocorrer acidentes. Um puro descaso pelo incompetente governador de Alagoas, Téo Vilela, com o bem público.

Além da formação de uma cratera, que toma metade da pista, as placas de sinalização ficam escondidas dentro do mato, tornando o trajeto ainda mais perigoso. Imagine esse lugar à noite! Geralmente nessa região, à noite e nos horários matutinos, sempre há neblina. Pense no perigo que é trafegar por esse trecho!

O Posto Fiscal da Serra das Pias, foi desativado há mais de três anos e está funcionando no município de Bom Conselho – PE. O local que você visualiza na foto, está tomado por mato e abandono. A balança existente já não serve mais pra nada. Até os móveis que eram usados estão no prédio se acabando com o tempo. Isso é o nosso dinheiro jogado às traças.

À noite, passar por esse local, que tem dois quebra-molas e uma cratera em frente, obriga os motoristas a pararem seus veículos, deixando-os vulneráveis para serem assaltados, pois, segurança nessa região não existe. A falta de compromisso do governo do estado com o bem público, torna o Posto Fiscal num elefante branco e servindo de esconderijo para assaltantes, traficantes e demais foras da lei.

A AL-115 é uma das principais ligações dos estados de AL-PE, o movimento só perde para a BR-101 em Maceió. Nessa estrada não há mais acostamento devido o mato ter tomado de conta. As placas de sinalização estão escondidas no mato, além das faixas horizontais e verticais estarem apagadas. A pergunta que se faz é a seguinte: para que serve o pagamento de impostos? Como esse trecho está no município de Palmeira dos Índios, cadê as autoridades locais que não se importam com esse abandono? Buscar voto da população dessa região, sabem muito bem, mas, buscar melhorias para essa região, não fazem.

Descer a Serra das Pias, seja de carro ou moto, seja de carro leve ou pesado, exige-se não só habilidade ao volante, mas, torcer que não seja vítima da violência desenfreada que assola o estado de Alagoas, pois, nesse trecho já aconteceu vários assaltos à luz do dia. É assim que o governo do PSDB quer continuar mandando no estado? 

Por que não transformar o antigo posto fiscal numa base policial de fronteiras? A sugestão foi posta. Tomara que as autoridades do estado tenham vergonha na cara e façam alguma coisa, por que os impostos saem do nosso bolso.

Sobre o blog

Poeta, radialista profissional e escritor. Membro Efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, Diretor-Executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, Membro da Comissão Nacional da Blogosfera. Tem Onze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa Reg.678 Fundador da Rádio Olho d'Água FM

Arquivos