Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

[vídeo] Caravana do Amor: iniciativa da Primeira Igreja Batista em Teotônio Vilela homenageia profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus

Com cartazes de agradecimentos, e reconhecimento, equipe da Caravana do Amor da PIBTV, visitou, na noite deste domingo (21), a Unidade Nossa Senhora das Graças, e emocionou profissionais da saúde.

22/06/2020 19h07
[vídeo] Caravana do Amor: iniciativa da Primeira Igreja Batista em Teotônio Vilela homenageia profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus

De todos os profissionais que não puderam parar desde o início da pandemia da covid-19, os da saúde estão entre os mais importantes. Mas, às vezes, essa importância pode passar despercebida por muita gente.

Por conta do isolamento inverso que lhes é atribuído – mais tempo no trabalho do que mesmo em casa –, justamente por estarem na linha de frente e ,por isso mesmo, mais suscetíveis a contrair o vírus, até mesmo eles, podem não compreender que, aqui, do lado de fora, existem pessoas que enxergam e sabem da importância que eles têm nesse momento tão difícil pelo qual passa o mundo.

Foi pensando, também, nisso que integrantes da Primeira Igreja Batista em Teotônio Vilela resolveram exceder o apoio dedicado a esses profissionais nas hashtags e compartilhamentos de mensagens virtuais das mais diversas – que também são importantes – e irem pessoalmente até o local onde eles trabalham, para levar mensagens sobre o quanto eles são importantes, e dizer olhando nos seus olhos.

A iniciativa não poderia ter resultado em outro desfecho, senão em um momento de muita emoção para os profissionais da saúde que atuam no Hospital Unidade Mista Nossa Senhora das Graças e também para os integrantes da Caravana do Amor da PIBTV.

Ao Blog, Édson Rogério Barros, pastor da Igreja Batista, contou que, a ideia surgiu quando eles sentiram a necessidade de visitar – mesmo a distância – os irmãos de mais idade da congregação. Por serem do grupo de risco, esses irmãos ficam mais tempo sozinhos, sem a visita de filhos, netos, sobrinhos, amigos e irmãos em Cristo, o que pode lhes causar solidão e tristeza.

Por causa desse distanciamento imposto aos membros da igreja que fazem parte do grupo de risco – desde a publicação dos decretos estaduais que proibiram a realização dos cultos presenciais, a comunidade Batista vem realizando cultos online – nasceu a “Caravana do amor da PIBTV”, que tem o objetivo de levar palavras de amor e reconhecimento aos irmãos isolados em suas casas, e aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Rogério Barros disse ainda que, por conta de todos os protocolos de segurança teve que abrir mão do efeito surpresa para realizar a visita aos profissionais de saúde, o que pode ser feio no caso das visitas à distância aos irmãos mais idosos da igreja.

“Eu conversei com o diretor do hospital, e expliquei para ele como seria feito; que não teríamos contato e que obedeceríamos a todos os protocolos para não colocar, nem eles, nem a nós em risco, e ele autorizou. E assim, pra gente, é se tornar útil na vida de pessoas que são úteis na nossa vida, que são úteis na nossa sociedade, né? Que servem ao nosso município, que servem as nossas famílias, que nos servem todos os dias, e principalmente num momento delicado como esse que nós estamos vivendo”, afirmou Rogério.

Depois de se organizarem em veículos na frente da sede da Igreja, eles saíram em carreata com destino ao hospital. Ao chegar lá, estacionaram os veículos – sem fazer uso de buzinas – na frente da unidade de saúde, e desceram, respeitando as regras de distanciamento entre os integrantes da caravana.

Além das palavras de apoio, reconhecimento, agradecimento e incentivo, expressadas através pelo pastor Rogério Barros, aos profissionais, cartazes com diversas mensagens foram confeccionados e expostos para que eles pudessem ler, com frases como: “Queremos agradecer a todos vocês pela força, carinho e atenção”; “Não desanimem, temos certeza que, com a ajuda de vocês, conseguiremos vencer essa fase. Muito Obrigado!”; enquanto vocês estão travando suas maiores batalhas, tem um exército no céu e outro na terra junto com vocês, pensando em vocês, orando e vibrando. Vocês não estão sozinhos!”

Liderada pelo pastor Rogério Barros, pastora Aurenir Galdino, e a Líder Deyse Soares, a equipe da Caravana do Amor protagonizou o gesto nas duas recepções e, por fim, fez um momento de oração, na qual intercedeu pela vida e saúde dos profissionais que atuam todos os dias na linha de frente do combate a covid-19.

 

“Todos eles são importantes, por isso fizemos questão de frisar isso, porque têm aqueles que a gente nem ver, mas que estão lá dentro, preparando a comida, fazendo a  limpeza, enfim, do médico ao enfermeiro, enfermeira, do motorista ao maqueiro, recepcionista, ao que fica na farmácia. A homenagem é para eles. Nós queremos externar a nossa gratidão a todos, porque, eles saem de casa pra que a gente fique em casa”, completou Rogério Barros.

Muito destacada no município também pelas ações sociais que realiza na cidade, entre elas, a entrega de cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, doação de roupas – oriundas do Bazar Solidário, criado pelo pastor Presidente da denominação, Rogério Barros – e diversas outras ações que visam prestar atenção aos vilelenses, integrantes ou não da Igreja Batista, a Caravana do Amor não é a única ação que a instituição desenvolve durante a pandemia da covid-19.

Pensado para prestar assistência psicológica a pessoas que estão sentido a necessidade desse tipo de apoio, o “Paz em meio ao caos” visa diminuir os efeitos colaterais do distanciamento social, que pode agravar a ansiedade em pessoas que já apresentam esses sintomas, ou desenvolver a patologia em outras por conta do confinamento. Ele conta com a disponibilidade de quatro psicólogas que, de modo voluntário, realizam atendimento psicológico remoto.

 

Assista ao vídeo da Caravana do Amor