Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

[Vídeo] Teotônio Vilela é o 10º município com maior número de casos de coronavírus, segundo Cievs

Dados da Secretaria de Saúde do município divergem dos do Cievs, e o colocam em 11º lugar .

25/05/2020 01h01
[Vídeo] Teotônio Vilela é o 10º município com maior número de casos de coronavírus, segundo Cievs

Neste domingo (24), o município de Teotônio Vilela superou a marca dos 100 casos confirmados de coronavírus. Já são 107 pessoas testadas positivo para a Covid-19 na cidade. Os suspeitos somam 18; os recuperados são 08; os descartados são 187; e 01 óbito até o momento, segundo o mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado no início da noite.

O número de casos confirmados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde coloca o município no 11º lugar com o maior número de testados positivos para a Covid-19. No entanto, segundo os dados divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), com 114 casos, Teotônio Vilela é 10º município com o maior número de confirmados, de um total de 96 cidades onde o coronavírus já chegou efetivamente.

Segundo estudo – divulgado através de um vídeo nas redes sociais – realizado pelo professor Paulo Santos, licenciado em Física e Especialista em Metodologia de Ensino de Física e mestrando pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, sob a orientação do Professor do Instituto de Física da mesma instituição de ensino, Francisco Anacleto Barros Fidellis de Moura, Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador na área de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com experiência em física estatística, o potencial médio de contágio do Coronavírus no município de Teotônio Vilela é de 2,1. O número é superior ao potencial de contágio do estado de Alagoas que é de 1,24 , e também do Brasil, que é de  1,35.

 

O estudo, realizado pelos professores, tem como objetivo orientar e conscientizar a população da importância e necessidade do distanciamento social, uma vez que ainda estamos no 20º dia de infecção, o que aponta para um aumento significativo do número de infectados no município, caso o distanciamento social seja relaxado. O estudo foi feito com base nos dados divulgados pela secretaria de saúdo da cidade, através dos Boletins Epidemiológicos publicados diariamente.

Ao Blog o Professor Paulo Santos falou sobre a motivação para realizar o estudo. “Eu notei no dia-a-dia que a maior parte das pessoas não estão levando a sério o distanciamento social. As pessoas ainda estão nas ruas, elas não fazem o uso da máscara como deveriam, ficando claro que subestimam a seriedade do momento que vivemos, e não sabem o quanto a doença é perigosa. Há vários dias o governo do estado decretou a quarentena e a população não faz a parte dela. Por isso eu pensei em fazer o estudo, sob a orientação do professor Fidellis, e o resultado foi comprovado neste domingo”, afirmou Paulo Santos, que também é agente de saúde de Teotônio.

Segundo ainda o Professor, um número satisfatório do potencial médio de contágio, que indicaria o controle da pandemia, seria abaixo de 1. Ele explica que esse "erre zero" funciona como um termômetro que indica o desenvolvimento da pandemia em relação ao controle do contágio. Dessa forma o potencial médio de contágio revelado pelo estudo, de 2,1, acende uma luza vermelha para o descontrole da pandemia no município de Teotônio Vilela. "O poder público sozinho não vai vencer essa batalha.  Para que vidas sejam salvas  é preciso que a população se conscientize.  Essa luta é de todos nós", alerta Paulos Santos.

 

Medidas ainda mais severas para garantir o distanciamento social

No novo decreto municipal, nº 017, editado quinta-feira (21) e publicado no Diário Oficial dos Municípios da última sexta-feira (22) pelo governo de Teotônio Vilela – disponível no site oficial da prefeitura – medidas mais restritivas foram adotadas, como o toque de recolher das 21h30 às 4h30 da manhã.

Um dos primeiros municípios a adotar medida proibitiva à circulação de pessoas em Alagoas, a prefeitura explicou – através de nota – que a medida não atinge o direito constitucional de ir e vir do cidadão vilelense, mesmo porque,  o trânsito da população que está indo ou voltando do trabalho, ou que precisa buscar atendimento de saúde e outros serviços essenciais e urgentes, é liberado no horário em que deve ocorrer o toque de recolher.

 

O objetivo, ressalta a prefeitura, é ‘determinar ajustes que podem vir a ocasionar aglomerações de pessoas para evitar os riscos de contaminação por coronavírus no município”.

Além das novas medidas, outras ações de combate ao coronavírus, adotadas anteriormente, continuam sendo executadas pelo poder público diariamente, como a  higienização de logradouros e espaços públicos, e a lavagem de calçadas de empresas que prestam serviços essenciais. Entre esses estabelecimentos estão os bancos públicos e privado, casas lotéricas, Cisp, avenidas mais movimentadas, praças públicas centrais e dos bairros, hospitais e UBSs.

 

O que diz o decreto 017/2020

Art. 9º - A circulação de pessoas no âmbito do Município de Teotônio Vilela/AL deve se limitar à satisfação das necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e o exercício de atividades essenciais.

§1º Fica determinado o toque de recolher, durante a vigência desse Decreto, a partir do dia 21 de maio (quinta-feira) até o dia 1 de junho (segunda-feira), nos horários das 21:30 horas até às 04:30horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo o território do Município de Teotônio Vilela, Estado de Alagoas, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto quando necessário para acesso aos serviços essenciais ou sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.

§3º - Poderá ocorrer a apreensão de veículos e condução forçada por parte da Polícia Militar de Alagoas, auxiliada pela Guarda Municipal e Secretarias Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Trânsito, junto ao CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, em decorrência do descumprimento.

§4º - Em razão do toque de recolher, fica terminantemente proibido a circulação e permanência de pessoas nas praças públicas, ruas e logradouros, objetivando a mitigação da disseminação da pandemia ocasionada pelo Coronavírus disease (COVID-19).

 

Casos em Alagoas por município

Dos 102 município alagoanos, 96 cidades já convivem com a Cobid-19. Os vinte primeiros são: Maceió (3.585), Arapiraca (239), Marechal Deodoro (170), Rio Largo (144), São Sebastião (122), Satuba (116), São Miguel dos Campos (115), Coruripe (115), Porto Calvo (114), Teotônio Vilela (114), Atalaia (79), Palmeira dos Índios (77), Pilar (77), Murici (71), União dos Palmares (61), Junqueiro (56), Maragogi (55), Santana do Ipanema (54), Jequiá da Praia (52);

Ainda fazem parte da lista, São José da Laje (45), Santa Luzia do Norte (44), São Luís do Quitunde (33), Capela (21), Anadia (20), Campo Alegre (19), São Miguel dos Milagres (19), Boca da Mata (19), Barra de São Miguel (19), Paripueira (19), Penedo (18), Girau do Ponciano (18), Olho d´Água das Flores (18), Coqueiro Seco (17), Viçosa (17), Craíbas (16), Maribondo (16), Colônia Leopoldina (15), Campestre (15), Quebrangulo (15);

Seguem o levantamento, Passo de Camaragibe (16), São José da Tapera (16), Barra de Santo Antônio (14), Piaçabuçu (13), Taquarana (12), Pão de Açúcar (12), Feira Grande (12), Delmiro Gouveia (12), Limoeiro de Anadia (11), Paulo Jacinto (10), Matriz do Camaragibe (10), Carneiros (10), Joaquim Gomes (10), Campo Grande (9), Japaratinga (9), Messias (9), Major Izidoro (8), Porto de Pedras (8), São Brás (8), Tanque d´Arca (7), Batalha (7), Dois Riachos (7), Pindoba (6), Cacimbinhas (6);

 

Seguem a lista, Ouro Branco (6), Cajueiro (6), Branquinha (5), Porto Real do Colégio (5), Olho d´Água do Casado (5), Lagoa da Canoa (5), Ibateguara (5), Maravilha (4), Monteirópolis (4), Coité do Noia (4), Jacuípe (4), Traipu (4), Roteiro (4); Poço das Trincheiras (4), Mar Vermelho (3), Flexeiras (3), Inhapi (3), Olho d´Água Grande (3) Piranhas (2);

Finalizam o ranking, Olivença (2), Senador Rui Palmeira (2), Feliz Deserto (2), Novo Lino (2), Jundiá (2), Santana do Mundaú (2), Jaramataia (1), Palestina (1), Canapi (1), Igaci (1), Minador do Negrão (1), Estrela de Alagoas (1) e Jacaré dos Homens (1). Além desses casos, distribuídos por município, mais 33 pessoas testaram positivo para a Covid-19 em Alagoas e eram residentes de Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Santa Catarina. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

 

Assista ao vídeo do professor Paulo Santos