Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

59º Batalhão de Infantaria Motorizado: 60 dias no combate ao novo coronavírus em Alagoas

Estão sendo realizadas ações em Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Palmeira dos Índios.

24/05/2020 12h12
59º Batalhão de Infantaria Motorizado: 60 dias no combate ao novo coronavírus em Alagoas

Maceió (AL) – O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) completou 60 dias de ações no combate ao novo coronavirus (COVID-19). Como Organização Militar integrante do Comando Conjunto Nordeste, com sede em Recife-PE, o 59º BI Mtz vem desempenhado várias atividades de cunho preventivo e humanitário em prol da sociedade alagoana. 

As ações preventivas de combate ao coronavirus iniciaram nas próprias dependências do Batalhão. Diariamente integrantes da Unidade passam por uma criteriosa triagem realizada pelos profissionais de saúde do posto médico, quando são verificadas as condições físicas e clínicas dos militares e funcionários civis que adentraram a organização militar.

Tudo com o objetivo de identificar a presença de possíveis sintomas da COVID-19. Essa prática, aliada a outras medidas preventivas, contribuem para a manutenção das boas condições sanitárias da tropa, garantindo sua capacidade operativa e de prontidão.

As ações humanitárias em prol da população iniciaram com o apoio à Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe Influenza - H1N1, em Maceió. Durante as três fases da campanha, militares do 59º BI Mtz tem trabalhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Guarda Municipal de Maceió, na organização e no controle do fluxo de pessoas.  

No contexto da campanha de doação de sangue realizada pelo Exército Brasileiro, em todo o território nacional, intitulada “Ajudar está no nosso Sangue”, no mês de abril diversos militares, de forma voluntária, realizaram doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (HEMOAL). A iniciativa teve como objetivo reforçar os estoques de bolsas de sangue e contribuir com a preservação da saúde, nesse momento de crise causada pela pandemia.

Ainda no combate ao coronavirus, o 59º BI Mtz vem apoiando diariamente os municípios na desinfecção de locais públicos.  Estão sendo realizadas ações em Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Palmeira dos Índios, com a previsão de realizar, também, a desinfecção em outras cidades do interior de Alagoas. 

Para a desinfecção, a tropa utiliza um produto à base de cloro e água sanitária na lavagem e pulverização de hospitais, terminais rodoviários, Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças, pontos de ônibus, entre outros. Durante os trabalhos de higienização são usados equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados para o manuseio dos produtos químicos. 

Em reforço à Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Maceió, o 59º BI Mtz tem realizado o transporte de 40 mil cestas básicas, que estão sendo distribuídas às famílias em situação de pobreza. A ação de apoio logístico consiste no recebimento dos alimentos na cidade de Arapiraca-AL, no armazenamento e no transporte para os locais de distribuição. A logística envolve cerca de 60 militares e 10 viaturas orgânicas da Unidade, bem com quatro caminhões locados pela Prefeitura de Maceió.

Ainda como forma de apoio à população, foram distribuídos 160 kits de alimentação para as famílias das crianças e jovens participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizado no Batalhão, possibilitando a continuidade do reforço alimentar durante a paralização das atividades do PROFESP, devido à pandemia. O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Outro aspecto humanitário da atuação do 59º BI Mtz foram as apresentações da banda de música em hospitais e UPAs, levando ânimo e conforto aos profissionais de saúde, heróis que trabalham na linha de frente no combate à COVID-19, além do projeto “Banda no Bairro”, onde a banda de música percorreu as ruas de diversos bairros, levando alegria e acalanto aos moradores que encontram-se em suas residências devido às medidas protetivas sanitárias. 

É a Mão Amiga do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, em apoio à população alagoana durante o combate à pandemia da COVID-19.